quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Cheese Cake de Chocolate e Morango


Cheese Cake de chocolate e morango (Receita Nigela)
A receita é quase igual a que está postada como Cheese Cake de Cassis, as diferenças são:
1- Ao invés de usar biscoito maizena, use cokies de chocolate;
2- Use geléia de cereja ou framboesa ou morango;
3- Decore com fatias de morango.

Cheese Cake de Cassis


Cheese Cake de Cassis ( Gula Gula)
100g de biscoito maizena ou cokies de chocolate
50g de manteiga sem sal
800g de cream cheese
140g de açúcar
3 ovos
2 ml de essencia de baunilha
30g de geléia de cassis
modo de fazer:
Bata o biscoito no liquidificador e peneire em seguida. Misture com a manteiga até obter uma farofa úmida. Forre somente o fundo de uma forma de abrir e leve ao forno por 5 ou 10 minutos. Numa batedeira bata o açúcar com o cream cheese até obter um creme. Acrescente os ovos e a baunilha. Coloque o creme na forma e leve para assar pore 45 minutos em forno baixo ou até que ele esteja consistente. Desenforme e deixe esfriar, só depois espalhe a geléia de cassis.
PS: Como eu ganhei da minha sogra, um pote de doce de jabuticaba, resolvi colocar por cima e ficou mega ultra delicioso! Mas a receita do doce de jabuticaba vou ficar devendo!!!
Como eram poucas pessoas, fiz metade da receita, o que rendeu 6 mini cheese cakes, o suficiente hein???

Bombom de Morango Aberto


BOMBOM DE MORANGO ABERTO (ou o melhor doce do mundo!!)
(Receita da Mamãe)
Receita para 4 pessoas.
Creme Branco:
1 lata de leite condensado
1 gema peneirada
1 colher de sopa de manteiga
Misture tudo em uma tigela bem misturado para a gema não cozinhar e não ficar com gosto de ovo.Leve ao fogo baixo misturando sempre e retire antes de dar o ponto de brigadeiro pq depois de esfriar ele endurece um pouco. Reserve e deixe esfriar.
Cobertura de chocolate:
1 barra de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite.
Derreta o chocolate em banho maria. Desligue o fogo e misture o creme de leite.
Morangos:
Uma caixa de morangosLave-os bem e corte os cabinhos bem rente para não soltar agua.Deixe-os bem secos antes de misturar no doce.Montagem :Só monte o doce quando o creme branco estiver frio e o de chocolate morno ou frio.Coloque num pirex os morangos cortadinhos despeje o creme branco e por cima o chocolate.Leve a geladeira para gelar!!!! :)
Dica: Se for fazer para 6 ou 8 pessoas não precisa dobrar a receita nem nos morangos nem no chocolate, só mesmo no creme branco ok?

Geléia de Tangerina


Geléia de Tangerina (Regina)
Deixar as cascas de tangerina (pokan) de molho na água para amolecer a parte branca da casca, de um dia para o outro.Raspe com uma colher a parte branca. Corte em quadradinhos bem pequenos e coloque em uma panela com água para ferver. É necessário 5 fervuras. Toda vez que ferver de 5 a 10 minutos, coar, enxaguar com água limpa até tirar o caldo amarelo. Provar um pedacinho para ver se ainda tem acidez. Só depois disso, escorrer e reservar os pedacinhos. Medir a quantidade dos pedacinhos (2, 3 copos) e colocar a mesma quantidade de medida em açúcar, misturando também um ou dois copos de suco de laranja. Colocar para ferver o açúcar e o suco de laranja, deixar engrossar um pouquinho e misturar os pedacinhos de casca dentro da calda. Continuar fervendo até dar consistência. Se quiser, pode colocar um pouco de água. Quando a calda tiver brilho e estiver cremosa, provar um pedacinho e ver se a casca já aderiu ao açúcar. Pronto!!!! Deixar esfriar e colocar em potes.
Dica: Se for guardar a geléia em pote de vidro, é necessário ferver os potes antes ok? Não esqueça! Como hoje tem jantar na casa da Mari, embrulhei esse potinho da foto para levar de presente!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Cogumelos frescos


Cogumelo Paris ou shitake ( receita da minha mente criativa)
Se tem uma coisa que não pode faltar na minha geladeira, são um desses dois cogumelos frescos!! Eles servem para incrementar qualquer prato e quebram o maior galho! Uma das suas funções é também servir de aperitivo. Corte-os em lascas e coloque uma colher de manteiga em uma frigideira, jogue os cogumelos e abaixe o fogo. Deixe cozinhar com o fogo bem baixinho. O cogumelo vai soltar uma água e quando ela começar a reduzir ele está pronto!! Tempere com sal e salsinha!! Sirva com torradinhas. Se quiser, também pode colocar lascas de parmesão! hummmm
Ps: A foto tá horrivel!!! sorry!

Bruschetta


Bruschetta
Ingredientes
1 Pão Italiano
3 tomates vermelhos picados
Manjericão,Azeite,Sal e pimenta do reino (opcional)
1 dente de alho
Corte fatias de pão, da espessura de 1 dedo. Regue com “um fio” de azeite virgem. Leve ao forno por 5 minutos, em temperatura média.Enquanto isso, coloque 3 colheres de sopa de azeite em uma frigideira e refogue o alho, os tomates, já previamente temperados com sal e pimenta.Retire a assadeira com as fatias de pão do forno e cubra cada uma das fatias com o tomate refogado. Salpique com o majericão picado.
Dicas: Eu coloco lascas de parmesão porque eu acho que fica delicioso!!! O pão italiano fica delicioso, mas na falta dele em casa, faça com pão de forma mesmo..também fica gostoso!

Canapé de Calabresa com chocolate


Canapé de calabresa e chocolate ( Receita do Pedrinho Asbeg)

Corte em rodelas ou quadradinhos o pão de forma sem casca. Leve ao forno para torrar um pouquinho. À parte, frite a linguiça calabresa. Rale o chocolate meio amargo e evite de manusea-lo com as mãos para não derreter. Monte o canapé da seguinte forma: no pão salpique o chocolate meio amargo, coloque uma calabresa por cima e sirva quente!!

Grana Padano, Figo e Mel


Grana padano, Figo e Mel.
Na verdade isso não é uma receita né? É uma sugestão de uma combinação deliciosa, fácil, rápida e que causa uma ótima impressão. Corte os figos em lascas, o queijo em lascas grosseiras, coloque em uma tábua e regue com mel. Aconselhe seus convidados a provar os três juntos. Voilá!
Dicas: Fiz esse petisco em BH. Um amigo querido escolheu o vinho. Um bordeaux que segundo ele foi a harmonização perfeita! Trés bien!
O grana pode ser substituido por um bom parmesão.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Capellini ao molho de tomate e manjericão e camarão.


Capellini ao molho de tomate e manjericão e camarão.
(Receita da minha mente criativa)
Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente. Em uma panela, refogue alho e cebola no azeite e despeje uma lata de tomate pelatti. ( Dessa vez, eu usei uma lata tipo pelatti só que de tomates cerejas, o que deixou o molho bem mais adocidado! Vale a pena! Ela é um pouco mais cara) abaixe o fogo e deixe os tomates murcharem e o molho reduzir. Em uma frigideira, salteie os camarões, temperados com limão, coentro e sal. Assim que estiverem prontos (cerca de 1 minuto) coloque uma concha do molho de tomate para ferver com os camarões. Incorpore o molho à massa e salpique folhas de manjericão.O toque de mestre: Na hora que fui escorrer o macarrão, tinha uma metade de limão siciliano olhando para mim....então, coloquei uma colher de manteiga na massa e reguei com a metade do limão, misturei bem e só depois incorporei o molho. Ficou ruuuiiimmmm.... façam não! (risos)Dicas: Comece a fazer o molho antes, quando colocar a água para ferver, a redução dos tomates leva mais tempo.

Risoto de Brie, rúcula e parma.


Risoto de brie, rucula e parma. (Receita do Claude Troisgros)
INGREDIENTES:
½ cebola picada
500g de arroz arbóreo
1 copo de vinho branco seco
8 conchas de caldo de frango
pimenta sal
MODO DE PREPARO:
Refogue a cebola no azeite, coloque o arroz e deixe refogar por mais 5 minutos. Regue com o vinho branco e reduza. Acrescente 2 conchas de caldo de frango e reduza até secar. Não pare de mexer. Continue o mesmo procedimento com o caldo de frango, colocando uma concha de cada vez, até completar as 6 restantes.
TOQUE FINAL /INGREDIENTES:
1 colher de sopa de manteiga
150g de queijo brie em cubos
50g de parmesão ralado
fatias finas de presunto de parma
rúcula
arroz selvagem
azeite extra-virgem
MODO DE PREPARO:Coloque o arroz selvagem em uma panela com azeite bem quente para que ele pipoque. Adicione ao risoto o queijo brie, o parmesão e deixe derreter. Tempere com o sal, a pimenta e acrescente a manteiga e a rúcula. Por cima coloque as fatias de presunto de parma, o arroz pipoca e o azeite.

Risoto de tomate com peixe


Risoto de tomate com peixe (Receita da internet - http://blog.carlossena.com/category/gourmet/- e da Norma)
Refogue uma cebola média picada em duas colheres de manteiga. Acrescente o arroz arbório (sem lavar!) e refogue por alguns minutos. Adicione um copo de vinho branco seco (champanhe ou algum vinho espumante também fica bom) e deixe reduzir. Vá acrescentando uma conha de caldo de carne de cada vez, mexendo delicadamente e sem parar. O segredo para o risoto ficar cremoso é não parar de mexer. O cozimento vai demorar cerca de 20 minutos. Este é o preparo básico do risoto. Com esta receita básica você pode tentar outros ingredientes.Enquanto o arroz cozinha, refoque em outra panela seis tomates concassé (sem pele, sem sementes, picadinho) só no azeite. Quando estiver no final do cozimento do arroz, acrescente o molho de tomate ao risoto e incorpore delicadamente. Rasgue algumas folhas de manjericão fresco.A aparência do risoto é de um vermelho atraente, parecido com o do programa, e o sabor muito bom. No entanto resolvi incrementar um pouco mais. Rale grosso cerca de 150gr de queijo “doce” (usei gruyére) e cerca de 100gr de queijo “picante” (usei parmesão). Incorpore o queijo ao risoto, mexa rapidamente, apague o fogo e sirva imediatamente. A cor fica menos viva, mas o sabor dos queijos combina bem com o tomate.
Dicas: Fiz esse risoto na casa de amigos queridos e para aproveitar o tempo com eles, ao inves de usar tomates frescos, usei a lata de pelatti italiano!! Ficou delicioso! O peixe foi Norma quem fez: temperou com ervas misteriosas, recheou com cebola, tomate e pimentão,azeite, limão, cobriu com papel aluminio e levou ao forno dizendo ao peixe: Se vira!! rs rs rs E não é que deu certo? Ficou delicioso!!!!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Bisquê de Camarão


Bisquê de Camarão
Descascar o camarão reservando a casca. Refogar em uma panela: cebola, alho no azeite, 2 ou 3 tomates e as cascas do camarão. Já deixe à parte picado: aipo, cebola, cenoura, cheiro verde. Coloque-os também no refogado com uma colher de sopa de massa de tomate e 1/2 copo de vinho branco. Misturar e deixar refogar até evaporar o vinho. Preparar uma panela com água fervendo e jogar a água nesse refogado, deixar cozinhar até desmanchar. Depois de tudo fervido, coar o caldo e jogar todo o resto fora. Se o caldo estiver ralo coloque para reduzir e acrescente uma colher de farinha de trigo para engrossar. Coloque creme de leite fresco e prove o tempero (sal, pimenta e caldo de peixe). Pegar o camarão, temperar com sal e limão e saltear. Na hora de servir, deixe a sopa ferver e adicione os camarões.

Sopa de Espinafre


Sopa de Espinafre ( Revista Caras)
4 porções
200g de bacon picado
1/2 colher de sopa de manteiga
1 xicara de cebola picada
1l de caldo de galinha
300g de folhas de espinafre
1 e 1/2 colher de sopa de farelo de aveia
2 colheres de chá de sal
1 xícara de creme de leite fresco (quando eu to de dieta, eu coloco um copo de iogurte natural)
Frite o bacon na panela antiaderente, em fogo baixo, até ficar crocante. Retire e reserve. Coloque na panela à mantiega e a cebola. Refogue, mexendo, por 3 minutos. Ponha o caldo de galinha, ferva, incorpore o espinafre e cozinhe por 8 minutos. Bata com cuidado no liquidificador. Devolva à panela, junto o farelo de aveia e sal, cozinhe até engrossar, acrescente o creme de leite, mexa e sirva com pedacinhos de bacon em cima.

Sopa de queijo gruyére no pão italiano


Sopa de Queijo Gruyére no Pão Italiano
4 porções
4 pães italianos redondos
3 dentes de alho picados
1/4 de manteiga
1 e 1/2 xícara de queijo gruyére, cortado em cubinhos (200g)
1/4 de xícara de vinho branco seco
1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 2 xic. de água quente
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de leite
Corte a parte superior de cada pão formando uma tampa e retire com cuidado o miolo, deixando 2 com de espessura. Descarte o miolo retirado e reserve os pães e as tampas.
Numa panela média, refogue o alho na manteiga em fogo médio até ficar macio. Acrescente o queijo e o vinho e mexa bem com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea.Adicione o caldo de galinha e a farinha de trigo dissolvida no leite, misture bem e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe,mexendo sempre, até obter um creme liso. Distribua a sopa entre os pães, tampe e sirva em seguida.

Sopa de Tomate ao Basílico
( O Gourmet na cozinha de Adelaide Engler)
Receita para 4 pessoas
400g de tomate sem pele
1 cebola média picada1 dente de alho
1 CS de azeite
1 folha pequena de louro
600ml de caldo de carne
250 ml de suco de tomate
2 c de chá de massa de tomate
6 folhas de basilico ou 15 de manjericão
Sal e pimenta do reino
Queijo grana padano ralado
Coloque os tomates em água fervendo por 2 minutos. Retire a pele, corte-os no meio, passe as sementes por uma peneira e reserve o caldo. Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Acrescente os tomates, o sal e a folha de louro. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 50 minutos. Desligue e passe o liquido pela peneira. Coloque de volta na panela, adicione a massa de tomate, o caldo de sementes, o caldo de carne e o suco de tomate. Deixe cozinhar mais 20 minutos com a tampa entreaberta em fogo baixo. Coloque as folhas de manjericão, tempere com sal e pimenta do reino. Pode ser servida quente ou fria.
Dica: Ao invés de tomates frescos eu usei a lata de pellati!!!

domingo, 3 de agosto de 2008

Bolo de Banana



Bolo de Banana (Receita da Xuca)

2 xícaras de farinha de rosca

2 xíc. de açúcar

6 bananas d'agua

1/2 copo de óleo

1 colher café de fermento

1 colher de sopa de canela

3 ovos

Bata o açúcar com o óleo, acrescente os ovos, as bananas (já amassadas) e a farinha de rosca misturada com a canela. Coloque em uma forma untada e leve ao forno médio por 20 a 25 minutos.

Torradinhas de Maçã


Torradinhas de Maçã ( Receita Regina)
Para incrementar o chá da tarde! Corte em rodelas com uma taça de espumante o pão de forma. Passe um pouco de manteiga, por cima coloque uma fatia de maçã e geléia de frutas vermelhas. Leve ao forno para tostar!!

Torta de Banana Integral




Torta de banana integral (Receita do Carlota)
5 CS de farinha integral e da de trigo
10 CS açúcar mascavo ou orgânico
1 CS fermento
6 bananas nanicas ou d'agua
100g de manteiga sem sal
4 ovos

Para a cobertura:
1/2 xic de aveia grossa e de açúcar mascavo
2 CS de canela Unte uma assadeira com manteiga.
Misture as farinhas, o açúcar, o fermento e reserve. Forre a assadeira com rodelas de banana cubra com 7 colheres de sopa dessa mistura e lascas de manteiga. Repita até finalizar com manteiga. Espalhe o pó da cobertura e em seguida os ovos batidos com 2 colheres de sopa de água.Leve ao forno pré aquecido até dourar.

sábado, 2 de agosto de 2008

Batata baroa a bolonhesa


Batata Baroa a Bolonhesa (Menu Confiança)
MOLHO BOLONHESA
INGREDIENTES:
3 fatias de bacon
1 cebola picada
1 dente de alho picado
400g de filé mignon moído
200g de tomate pelato italiano em lata
8 tomates secos
200g de cogumelo de Paris em cubos
louro ,alecrim,orégano
100ml de vinho tinto
1 colher de sopa de balsâmico
pimenta e sal
MODO DE PREPARO:Puxe em uma panela o bacon picado e acrescente a cebola e o alho. Coloque a carne moída, tempere com sal e pimenta e refogue bem. Bata no liquidificador o tomate pelato com o suco e o tomate seco. Adicione o molho de tomate, as ervas, o vinho tinto e o balsâmico. Cubra a panela e deixe cozinhar com o fogo baixo por 40 minutos.
BATATA BAROA
INGREDIENTES:
2 batatas baroas
2 colheres de sopa de manteiga
pimenta e sal
MODO DE PREPARO:Enrole as batatas em papel alumínio e corte em dois pedaços. Deixe no forno de 40 minutos a 1 hora. A temperatura deve ser 180 graus.
PARA SERVIR:Retire a batata do papel alumínio e corte em dois pedaços. Coloque em um pirex, tempere e cubra com o molho. Rale queijo suíço e parmesão por cima e deixe gratinar.

Costela de porco ao molho de vinho


Costela de porco ao molho de vinho
Faça um marinado com: vinho tinto, cebola, salsinha, cenoura ralada, sal grosso etc e coloque a costela. Cubra com um plástico e deixe 24 horas na geladeira. Na hora de assar embrulhe bem a costela em papel alumínio, sem deixar vazar o molho de vinho. ( eu enrolei ela três vezes!) Leve ao forno bem baixinho por 2 horas e meia. Sirva com batatas e brocolis. (receita no "acompanhamentos")

Salmão ao molho de laranja


Salmão ao molho de laranja, com arroz negro e brócolis (receita da MARI :))
Um copo de suco de laranja para dois filés de salmão. Coloque em um pirex: os filés, o suco de laranja, raspas da casca e gengibre ralado. Tampe com papel alumínio e deixe marinando umas horinhas, se lembrar, vire o filé de lado.
Pré aqueça o forno e tire quase todo o suco deixando só um pouco no pirex. Reserve. Coloque o salmão no forno tampado com o papel por 15 minutos. Tire o papel, vire o salmão de lado e volte ao forno destampado por mais 7 minutos. Retire novamente, torne a virar o filé e leve mais 5 minutos no forno. Em uma frigideira, coloque o suco de laranja para reduzir. Misture uma colher de chá de farinha de trigo e uma colher de geléia de framboesa. Deixe o molho encorpar. O arroz negro é só seguir as instruções da embalagem. É igual ao branco, mas precisa de um pouco mais de água. E o brocolis: cozido no vapor, com azeite e sal! Bom apetite!!

Filé de Peixe grelhado com legumes


Filé de peixe grelhado com legumes
Sabe aquele dia que você chega em casa querendo comer uma coisinha rápida, gostosa e light?? Então...O peixe temperei com sal, limão e pimenta do reino e grelhei com um pouco de azeite. Os legumes: repolho, brocolis, cenoura bem fininha, cogumelos paris e alho poró. Cozinhei eles no vapor e depois dei uma salteada no azeite, temperei com shoyo e polvilhei gergelim. Bom demais!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Salada verde com tomate cereja envolto em cream cheese


Salada verde com tomate envolto no cream cheese.
(receita da Tia Beth)
1 bandeja de tomate cereja
1 cream cheese
castanha de caju triturada
Folhas variadas
Prepare uma salada verde com as folhas de sua preferência. Abra em sua mão um pouco de cream cheese e enrole um tomatinho cereja. Passe-o na castanha de caju triturada. Reserve. Depois que fizer isso com todos os tomatinhos, coloque-os no freezer por 10 minutos para endurece-los. Retire e coloque na geladeira. Na hora de servir corte-os em rodelas e espalhe na salada. Sirva com o molho de sua preferência.
Dica: Eu uso o de balsâmico. Cuidado na hora de usar a rúcula. Muita gente não come essa hortaliça!

Salada de figo, amendôas, palmito e gergelim.


Salada de figo, amendôas, palmito e gergelim.(minha mente criativa)
Essa combinação fica deliciosa! Prepare uma salada verde, corte os figos em lascas, desfie o palmito e salpique as amendôas e o gergelim. Na foto, eu servi com um frango ao molho de laranja e temperei a salada com o de vinagre balsâmico.