sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pastel de forno



Essa receita é tão fácil, mas tão fácil que até quem nunca cozinhou pode se atrever a fazer. E o melhor, é igualmente deliciosa.  Para a massa você vai precisar de :

02 xícaras de creme de leite fresco
04 xícaras de farinha de trigo
sal a gosto
1 gema para pincelar.

Despeje o creme de leite fresco em uma vasilha e vá adicionando a farinha aos poucos, amassando a massa até que ela solte das mãos. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa e recheie com o que quiser. Aqui em casa já fiz de frango com catupiry, carne seca e catupiry, brie com damasco, camarão etc. Sua imaginação é o limite! Depois de rechea-los pincele com a gema e leve ao forno pré aquecido. Simples, rápido e gostoso.

Cada receita rende entre 30 e 40 pastéis.

Ps: pode congelar, viu? ;-)



sábado, 7 de abril de 2012

Pães


Quem a companha o blog, certamente já leu como eu aprendi a cozinhar. Pois bem, quem despertou em mim essa paixão pela cozinha foi a minha sogra, Regina. E ela quem está comigo na foto acima me ensinando a fazer pães. Esse pão dela é delicioso e eu sempre quis aprender, mas confesso que tinha uma certa preguiça. Bom, o tal do pão é trabalhoso mas está longe de ser difícil. Vamos ao que interessa:

Para a Massa:

50 g de fermento de pão fresco
4 ovos
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
250 ml de água morna
250 ml de iogurte natural
1 colher de sopa de manteiga
100 ml de óleo
mais ou menos 1 kg e pouco de farinha de trigo

Coloque o fermento em uma tigela com o açúcar e o sal. Espere derreter. Se quiser, ajude derreter com uma colher. Em seguida, coloque os ovos e bata na batedeira. Coloque os líquidos (iogurte, água e óleo) aos poucos sem parar de bater. Coloque também a manteiga. Aos poucos vá despejando um pouco de farinha para solidificar a massa. Em uma superfície lisa (pedra de marmore ou granito) coloque uma ou duas xícaras de farinha de trigo e vá despejando a massa aos poucos e sovando e misturando com a farinha até dar o ponto de soltar da pedra e da mão. Normalmente utiliza-se 1 kg de farinha mais uma ou duas xícaras.
Assim que terminar a massa, enrole como uma bisnaga e corte em 4 partes para fazer os recheios. Tire uma bolinha de massa e coloque em um copo de água. A bolinha vai descer e ficar lá no fundo, quando ela subir é sinal que a massa já dobrou de tamanho e já pode ir ao forno.
Essa massa é básica e você pode recheá-la da maneira que quiser. Aqui em casa fizemos um de queijo parmesão, alecrim com sal grosso, tomate com manjericão, azeitona e berinjela.
Para recheá-los você faz assim: abra a massa , espalhe o recheio e misture com a massa, para que ele fique em todo o pão. Coloque na forma previamente untada e leve ao forno até dourar. Só o de alecrim que não se mistura `a massa. Nele, abra a massa e coloque o sal grosso, o azeite  e o alecrim por cima. Espere a massa dobrar de tamanho e leve ao forno pré aquecido  200 graus até ficarem dourados. De comer rezando!


Antes de começar deixe tudo preparado, como na foto abaixo: recheios prontos e picados, formas untadas com óleo e enfarinhadas, assim você facilita a sua vida quando a massa estiver pronta!

Os pães já recheados esperando a massa dobrar de tamanho:

O tal truque da bolinha que funciona de verdade!!!!!

Os pães lindos, deliciosos e prontinhos na minha mesa

Obrigada RÉ!!!! Valeu demais!

Cake Pops


Há muito tempo queria testar essa receita de bolo do palito. Mas na correria do dia a dia sempe deixava pra lá. Acabei resolvendo deixar a preguiça de lado agora na Páscoa. Fiz para a professora e as auxiliares que sempre cuidaram do meu filho com tanto amor! Encontrei muitas receitas na net e acabei fazendo assim ó:

1 caixa de bolo de chocolate pronto
1 colher de sopa e meia de doce de leite
Palitos de pirulitos
Chocolate para banhar
Confeitos para enfeitar
Saco plástico para embrulhar
Papel manteiga

Esfarele o bolo até ele virar uma farofa. Acrescente o doce de leite e vá misturando até dar o ponto de enrolar. Faça pequenas bolinhas. Tempere o chocolate e espere amornar, banhe as bolinhas já no palito, jogue o confeito e coloque em cima do papel manteiga para secar. Assim que estiverem secos embrulhe e voilá.
Eles ficam deliciosos!!!
O coelhinho para enfeitar eu cortei de feltro e fui bordando os olhos, nariz e boca. O bigode eu fiz de barbante!


Ps: acabei fotografando o resultado final, mas não tirei uma foto do pirulito sozinho. Sorry!