sábado, 16 de junho de 2012

Caprese com redução de balsâmico, porto e Maple com peixe.


Uma das coisas que mais me dá prazer é tentar reproduzir em casa um prato experimentado em um restaurante. Adoro tentar adivinhar como aquilo foi feito, que ervas foram usadas para temperar etc e tal. No dia dos namorados, eu e digníssimo fomos a um Bistrô bem charmoso chamado Julio Brasserie. Para comemorar a data eles fizeram um menu degustação que tinha de entrada Tapas de Caprese, uma variação deliciosa da tradicional salada. A cada garfada ficava tentando adivinhar os ingredientes e decidi tentar fazer para o almoço de hoje.
No meu menu, a tapas não veio de entrada e acabou acompanhando o peixe e o arroz negro e posso garantir que a combinação ficou deliciosa!
Vamos ao que interessa:

 Para a Tapas de Caprese:
Tomates italianos
Mussarela de búfala
Pesto
Presunto de Parma
Parmesão

Corte os tomates italianos ao meio. Prefira os bem maduros, geralmente eles são mais doces. Retire as sementes com uma colher. Disponha-os em uma assadeira, regue com azeite, açúcar, pouco sal, tomilho e leve ao forno baixo por uma hora e meia ou até que eles murchem bem. Reserve. ( Fiz isso no dia anterior ao almoço e guardei na geladeira).
Quando for colocar o peixe no forno, coloque também as fatias de Parma para tostarem um pouco e ficarem crocantes.
Aqueça uma frigideira antiaderente sem óleo ou gordura. Coloque uma colher de sopa de parmesão e deixe dourar, vire o lado e voilá: está pronto seu biscoito de parmesão para enfeitar a tapas.

Para a redução de Balsâmico, Porto e Maple

1/2 xícara de balsâmico
1/2 xícara de Porto
1/4 de maple

Leve tudo ao fogo e espere reduzir pela metade formando uma consistência de xarope. Essa quantidade deu apenas para nós dois. Se for cozinhar para mais pessoas dobre a quantidade ok?

Para o Peixe:

Dois filés de linguado
tomilho
azeite
sal
limão
Pimenta do reino

Abra o papel alumínio em uma assadeira e disponha os filés de peixe. Tempere-os a gosto. Embrulhe e leve ao forno para assar.

Arroz negro:

Faça como o arroz tradicional usando um pouco mais de água.

Montagem do prato:

Tapas de Caprese:

coloque um tomate, por cima uma rodela de búfala e um pouco de pesto, repita a operação e por cima da rodela de búfala coloque o parma. Mais um tomate, uma búfala e um pouco de pesto. Para finalizar, o biscoito de parmesão e o molho de balsâmico. Ao lado, coloque o arroz e o filé de peixe.