sábado, 25 de agosto de 2012

Atum grelhado em crosta de gergelim preto com spaghetti de limão siciliano e pecorino.


O almoço de hoje foi delicioso! Daqueles que a gente anota rápido no caderno de receitas para não esquecer e repetir logo!


Para o atum:

Lombo de atum fresco 
Gergelim preto
Azeite
Sal e pimenta do reino

Tempere o lombo de atum ao seu gosto. Passe o lombo todo no gergelim preto. Em seguida, coloque um pouco de azeite em uma frigideira anti-aderente e aqueça. Sele o atum de todos os lados rapidamente, mantendo o meio dele um pouco cru. Corte-os em fatias finas e disponha no prato para servir imediatamente.

Para o spaghetti:

Spaghetti
sal
creme de leite fresco
limão siciliano
açúcar
1 gema


Em água fervente cozinhe o spaghetti. A parte faça um molho com o creme de leite fresco, suco de limão siciliano,  pitadas açúcar (para quebrar a acidez) , sal e uma gema peneirada. Misture tudo com um fouet. Reserve. Quando o spaghetti estiver cozido, escorra-o e misture o spaghetti quente  ao molho. Coloque o pecorino ralado e sirva imediatamente com o atum. 

Dica


Quem me ensinou esse truque foi meu cunhado francês. Acostumado a beber os espumantes e champanhes  nacionais, Chris, me ensinou como guardar as sobras do espumante para o dia seguinte: basta colocar uma colher de chá no gargalo da garrafa e guardá-lo na geladeira. Esse truque mantém as bolhas do espumante fresquinhas e prontas para serem consumidas no dia seguinte! 

Três delícias do Panelinha



Semana passada fiz três receitas do site Panelinha. E, acredite, as três igualmente deliciosas!
A primeira delas foi o Hambúrguer com galete de batata e a receita tá aqui ó: 
A segunda foi o Salmão com crosta de ervas e coalhada seca :
e a terceira foi a do sanduíche de salmão com cream cheese. A fome era tanta que acabei não fotografando! 
Sorry!!!


domingo, 5 de agosto de 2012

Batata Rostie




Já vou começar falando mal do meu almoço: essa batata não combina com peixe grelhado e ponto final. A sorte é que os camarões, gentilmente, juntaram esses sabores tão distintos!!!!
O peixe e os camarões foram temperados com sal, pimenta do reino e limão, grelhados em frigideira quente com um tiquim de azeite. Voilá. A batata demora um pouco mais, mas ao contrário do que dizem por aí, ela não é tão complicada assim. Vamos ao que interessa:

Para 3 rosti médias:

4 batatas médias/grandes
água fervendo
Sal e pimenta do reino
azeite

Coloque a água para ferver e descasque as batatas. Quando a água começar a borbulhar, coloque a batata para cozinhar por 10 minutos no máximo. Escorras as batatas e coloque em água fria para interromper o cozimento. Assim que elas esfriarem, rale-as no ralo grosso e tempere-as com sal e pimenta do reino moída na hora. Em uma frigideira, arrume as batatas raladas e arredonde-as com a ajuda de uma colher. Coloque pelas beiradas da frigideira o azeite e leve ao fogo. Quando acharar que elas ficaram douradas na parte de baixo, vire-as e doure o lado seguinte. Pronto.
Se fizer as rosties recheadas o procedimento é o mesmo,só muda na hora de rechear: coloca-se uma camada de batata na frigideira, por cima o recheio e mais uma camada de batata. Azeite pelas bordas etc e tal. Da próxima vez vou faze-las com medalhão de filé mingnon.