sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O CheeseCake mais fácil do mundo



Quem me ensinou esse cheesecake foi meu cunhado. Estávamos jantando na casa da minha sogra e ele me deu a receita por alto. Confesso que me lembrava vagamente dos ingredientes e resolvi me aventurar assim mesmo. Essa versão é a mais fácil de todas que eu conheço e igualmente deliciosa. Vale a pena experimentar.

Para quatro pessoas:

1 pacote de cream cheese
Creme de leite fresco
Açúcar
10 biscoitos  de aveia e mel
Amoras
Whisky
1/2 laranja


Triture os biscoitos no liquidificador e reserve. Bata o cream cheese com um pouco de creme de leite fresco e duas colheres de sopa de açúcar. Em taças de sobremesa, coloque um pouco da farofa de biscoito e por cima o creme. Reserve na geladeira. Em uma panela, coloque as amoras, o açúcar , um pouco de suco de laranja e raspas da casca . Deixe engrossar o caldo e flambe com uma colher de sopa de whisky. Coloque por cima para finalizar o cheesecake. Voilá.

Galette de Batata com cebola caramelada e lombo de bacalhau.




Um dos meus restaurantes favoritos em BH é o OAK. Acho o ambiente gostoso e a comida impecável. Estive por lá no feriado de Finados e comi o Galette de Batata com cebola caramelada,bacalhau e pesto de azeitona. Estava tão bom, mas tão bom que eu resolvi tentar reproduzir em casa.( Isso é que dá morar a km de distância do OAK. )
Galette é um termo da culinária francesa  usado para designar cortes redondos e livres, e talvez, por isso esse prato tenha esse nome. O galette de batata aqui é uma rosti em formato redondo, por cima a cebola caramelada , o bacalhau e o pesto de azeitona.
Aqui em casa ficamos sem o pesto. Uma pena!  ;-(
Vamos ao que interessa. Para duas porções você vai precisar de:

Para o Galette de Batata:
Duas batatas médias.
Sal, pimenta do reino
Azeite
Cozinhe as batatas al dente . Descasque-as, rale-as e tempere a gosto. Em uma frigideira, coloque o azeite e deixe esquentar bem. Coloque as batatas dentro de um aro redondo na frigideira e deixe dourar. Quando estiver formado aquela casquinha dourada, vire e faça o mesmo com o outro lado.

Para a cebola caramelada
1 cebola média
100g de açúcar
1/4 de água
1 colher de sopa de shoyo Corte as cebolas em tiras finas. Em uma frigideira, coloque o açúcar em fogo baixo e mexa sempre, até que ele comece a formar um caramelo. Acrescente a cebola com água e vá mexendo até que a cebola cozinhe e amoleça. Acrescente shoyo e deixe cozinhar em fogo baixo até o líquido reduzir e a cebola escurecer. Reserve.

Para o Bacalhau
400g de lombo de bacalhau dessalgado.
água
Azeite e tempero a gosto.
Em uma panela com água fervente coloque o bacalhau por um minuto. Escorra e transfira o lombo para um pirex. Regue com azeite, tempere a gosto cubra com papel alumínio e leve ao forno baixo até cozinhar.

Montagem:
Em um prato coloque o galette de batata, por cima a cebola, o bacalhau e voilá. 

Óbvio que o meu não chegou aos pés do prato do OAK, mas deu pra quebrar um galho. ;-)


Oak Restaurante e Wine Bar
Rua Curitiba,2164-Lourdes
Belo Horizonte-MG
31 2511-6694