domingo, 30 de maio de 2010

Almoço de aniversário!!

Hoje foi aniversário do dignissimo. Como sempre, ele não quis festa. Detesta aniversários, ao contrário de mim. O velho ditado: os opostos se atraem deve ter algum sentido não é mesmo? Perguntei o que ele gostaria de fazer e ele disse que queria passar o dia conosco, sem nada demais. Aceitei apenas a parte de ficar em casa. Não dá pra passar o aniversário, sem uma comidinha especial, um bolinho, um carinho! Seria o mesmo que não ganhar presentes. Pensei em um cardápio rápido e fácil porque sabia que iria trabalhar no sábado. Fui de costela ao molho de mostarda e mel (essa receita já existe aqui, procure em CARNES), batata dauphine e pupunha com figo, gergelim e azeite de manjericão. De sobremesa Torta de três mousses.  Dignissimo aprovou e ficou bem feliz! Abaixo segue a receita da batata e da saladinha, amanhã posto a torta que é beeem grandinha e cheia de etapas!!!


Palmito in natura com figo (2 pessoas)

Azeite de manjericão
1 xícara (chá) de azeite extravirgem
1punhado de folhas de manjericão

Bata no liquidificador e em seguida , coe o azeite em uma peneira bem fina e reserve.

Salada
4 palmitos em natura
2 figos frescos
1/2 xícara (chá) de amendôas em lascas

Rale o palmito em tiras bem finas. Corte os palmitos em pedaços e coloque  em uma vasilha funda regando com o azeite de manjericão até que o palmito esteja completamente envolvido. Corte o figo em fatias bem finas e reserve.

Montagem
Arrume no centro do prato uma porção do palmito, acrescente os figos e salpique sobre eles as amendôas em lascas. Enfeite com folhas de manjericão.


Batata Dauphine (2 pessoas)

4 batatas médias
Alho a gosto
Sal
Noz moscada
500 ml de creme de leite fresco.

Lave e descasque as batatas. Passe-as na lâmina do ralador para que elas fiquem em rodelas bem finas.
Em um pirex, coloque um pouco de creme, um pouco das batatas, alho e tempere a gosto. Repita esse processo até acabar os ingredientes. Tampe com papel aluminio e leve ao forno baixo por uma hora e meia. Nos últimos 15 minutos retire o papel para gratinar.

2 comentários:

Daniela disse...

Ai, meu pai eterno! Sou uma negação pra lembrar de aniversários. Não lembro nem do dia em que eu me casei, mas isso não é desculpa para não ligar pros amigos. Ainda bem que esse é um amigo que não gosta de aniversariar. Mas fica registrado o beijo.

Dani

disse...

Não se preocupe. Seu beijo será entregue. rs rs
beijos querida!