domingo, 30 de maio de 2010

Torta Mil e uma mousses

Massa
200g de farinha de nozes ou amendôas
200g de farinha de bisoito maizena
100g de glaçúcar
200g de chocolate meio amargo
125g de manteiga sem sal
4 gemas
1 folha de papel manteiga (para forrar a forma)

Bata no liquidificador as nozes ou amendôas para fazer a farinha. Faça o mesmo com o biscoito maizena. Misture essas duas farinhas com o açúcar e reserve.  Derreta separadamente (ou em banho maria ou no micro-ondas) o chocolate e a manteiga. Acrescente as gemas à mistura de farinha e açúcar e adicione a manteiga e o chocolate derretidos, misturando até obter uma massa homogênea. Forre uma forma untada de aproximadamente 20 cm de diamentro com o papel manteiga. Cubra a forma com toda a massa e leve a geladeira.

Mousse de maraujá
1 lata de leite condensado
250ml de creme de leite fresco
250ml de suco de maracujá concentrado
1 gema (não usei)

Todos os ingredientes devem estar bem gelados. Coloque tudo no liquidificador e bata por uns cinco minutos.

Mousse do chocolate meio amargo
250 g de chocolate meio amargo
250 g de creme de leite
3 claras
3 gemas
180 g de açúcar

Na batedeira, bata as claras em neve. Quando estiver em ponto firme, acrescente metade do açúcar e bata até ficar em ponto de picos. Misture o restante do açúcar as gemas e bata com as claras em velocidade média. Enquanto isso, derreta o chocolate. Deixe a batedeira em velocidade baixa e coloque primeiro o creme de leite e depois o chocolate. Bata devagar até obter uma mistura homogênea. Reserve.

Mousse de chocolate branco
250 g de chocolate branco

250 g de creme de leite
3 claras
3 gemas
180 g de açúcar

Na batedeira, bata as claras em neve. Quando estiver em ponto firme, acrescente metade do açúcar e bata até ficar em ponto de picos. Misture o restante do açúcar as gemas e bata com as claras em velocidade média. Enquanto isso, derreta o chocolate. Deixe a batedeira em velocidade baixa e coloque primeiro o creme de leite e depois o chocolate. Bata devagar até obter uma mistura homogênea. Reserve.

Finalização.
Quando a massa da  torta endurecer, retire da geladeira e aresente a mousse de maracujá. Leve à geladeira para dar consistência por umas duas horas. Repita essa operação com as mousses de chocolate meio amargo e branco. Decore a gosto.

Almoço de aniversário!!

Hoje foi aniversário do dignissimo. Como sempre, ele não quis festa. Detesta aniversários, ao contrário de mim. O velho ditado: os opostos se atraem deve ter algum sentido não é mesmo? Perguntei o que ele gostaria de fazer e ele disse que queria passar o dia conosco, sem nada demais. Aceitei apenas a parte de ficar em casa. Não dá pra passar o aniversário, sem uma comidinha especial, um bolinho, um carinho! Seria o mesmo que não ganhar presentes. Pensei em um cardápio rápido e fácil porque sabia que iria trabalhar no sábado. Fui de costela ao molho de mostarda e mel (essa receita já existe aqui, procure em CARNES), batata dauphine e pupunha com figo, gergelim e azeite de manjericão. De sobremesa Torta de três mousses.  Dignissimo aprovou e ficou bem feliz! Abaixo segue a receita da batata e da saladinha, amanhã posto a torta que é beeem grandinha e cheia de etapas!!!


Palmito in natura com figo (2 pessoas)

Azeite de manjericão
1 xícara (chá) de azeite extravirgem
1punhado de folhas de manjericão

Bata no liquidificador e em seguida , coe o azeite em uma peneira bem fina e reserve.

Salada
4 palmitos em natura
2 figos frescos
1/2 xícara (chá) de amendôas em lascas

Rale o palmito em tiras bem finas. Corte os palmitos em pedaços e coloque  em uma vasilha funda regando com o azeite de manjericão até que o palmito esteja completamente envolvido. Corte o figo em fatias bem finas e reserve.

Montagem
Arrume no centro do prato uma porção do palmito, acrescente os figos e salpique sobre eles as amendôas em lascas. Enfeite com folhas de manjericão.


Batata Dauphine (2 pessoas)

4 batatas médias
Alho a gosto
Sal
Noz moscada
500 ml de creme de leite fresco.

Lave e descasque as batatas. Passe-as na lâmina do ralador para que elas fiquem em rodelas bem finas.
Em um pirex, coloque um pouco de creme, um pouco das batatas, alho e tempere a gosto. Repita esse processo até acabar os ingredientes. Tampe com papel aluminio e leve ao forno baixo por uma hora e meia. Nos últimos 15 minutos retire o papel para gratinar.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pirulito de chocolate




Sempre quis fazer esse pirulito, mas nunca tive coragem de tentar.Acho chocolate uma matéria prima complicada! Tem que fazer a tal da temperagem e os chocolates hidrogenados que não precisam ser temperados têm gosto de sabão! O aniversário do Pedro estava chegando e enquanto eu montava o cardápio, coloquei no fim da lista, em letras bem pequenas: pirulito de chocolate. Era mais um incentivo do que uma certeza de que eu faria e daria conta dessa receita. Fui ao centro da cidade para comprar as coisas para a festa e lá na Aidan, comentei com a moça que me atendeu sobre o pirulito. Ela mais que depressa me disse: - É muito fácil, menina! É só levar o chocolate da Herald que não tem gosto de sabão. Vai por mim! Eu na hora me empolguei e catei o chocolate da Herald, os palitos de sorvete, os bicoitos maria, o doce de leite e os saquinhos para embrulhar. No caminho vim pensando: ah , se não der certo, paciência! Fiz conforme a moça me disse e pasmem: ficou ótimo! Delicioso!
Recebi 4 encomendas durante a festa!! rs rs rs rs
O chocolate Herald é mesmo gostoso e fácil fácil de ser trabalhado! A partir de agora vou me jogar nas receitas com chocolate! Aguardem!!!!

Como fazer:

Pegue dois biscoitos maria e recheie com doce de leite, grude o palito e reserve por umas duas horas para que o doce de leite seque e cole bem. Depois das duas horas, coloque o chocolate em uma tigela e derreta no microondas conforme as intruções da embalagem. Banhe o pirulito no chocolate e coloque em cima de um papel manteiga para secar. (eu não precisei levar o meu à geladeira) Depois de seco, embrulhe no saquinho plástico e amarre com uma fitinha. Voilá!

Brigadeiro de Limão siciliano.

O Chocolatria é sem dúvida meu blog predileto para receitas doces! Para o aniversário do meu filho, resolvi testar essa receita! Ficou divina e foi o maior sucesso.
O link tá aqui ó:

Aproveitem e dêem uma olhada no blog todo!! Vale cada segundo!