sábado, 7 de abril de 2012

Pães


Quem a companha o blog, certamente já leu como eu aprendi a cozinhar. Pois bem, quem despertou em mim essa paixão pela cozinha foi a minha sogra, Regina. E ela quem está comigo na foto acima me ensinando a fazer pães. Esse pão dela é delicioso e eu sempre quis aprender, mas confesso que tinha uma certa preguiça. Bom, o tal do pão é trabalhoso mas está longe de ser difícil. Vamos ao que interessa:

Para a Massa:

50 g de fermento de pão fresco
4 ovos
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
250 ml de água morna
250 ml de iogurte natural
1 colher de sopa de manteiga
100 ml de óleo
mais ou menos 1 kg e pouco de farinha de trigo

Coloque o fermento em uma tigela com o açúcar e o sal. Espere derreter. Se quiser, ajude derreter com uma colher. Em seguida, coloque os ovos e bata na batedeira. Coloque os líquidos (iogurte, água e óleo) aos poucos sem parar de bater. Coloque também a manteiga. Aos poucos vá despejando um pouco de farinha para solidificar a massa. Em uma superfície lisa (pedra de marmore ou granito) coloque uma ou duas xícaras de farinha de trigo e vá despejando a massa aos poucos e sovando e misturando com a farinha até dar o ponto de soltar da pedra e da mão. Normalmente utiliza-se 1 kg de farinha mais uma ou duas xícaras.
Assim que terminar a massa, enrole como uma bisnaga e corte em 4 partes para fazer os recheios. Tire uma bolinha de massa e coloque em um copo de água. A bolinha vai descer e ficar lá no fundo, quando ela subir é sinal que a massa já dobrou de tamanho e já pode ir ao forno.
Essa massa é básica e você pode recheá-la da maneira que quiser. Aqui em casa fizemos um de queijo parmesão, alecrim com sal grosso, tomate com manjericão, azeitona e berinjela.
Para recheá-los você faz assim: abra a massa , espalhe o recheio e misture com a massa, para que ele fique em todo o pão. Coloque na forma previamente untada e leve ao forno até dourar. Só o de alecrim que não se mistura `a massa. Nele, abra a massa e coloque o sal grosso, o azeite  e o alecrim por cima. Espere a massa dobrar de tamanho e leve ao forno pré aquecido  200 graus até ficarem dourados. De comer rezando!


Antes de começar deixe tudo preparado, como na foto abaixo: recheios prontos e picados, formas untadas com óleo e enfarinhadas, assim você facilita a sua vida quando a massa estiver pronta!

Os pães já recheados esperando a massa dobrar de tamanho:

O tal truque da bolinha que funciona de verdade!!!!!

Os pães lindos, deliciosos e prontinhos na minha mesa

Obrigada RÉ!!!! Valeu demais!

Nenhum comentário: