domingo, 5 de agosto de 2012

Batata Rostie




Já vou começar falando mal do meu almoço: essa batata não combina com peixe grelhado e ponto final. A sorte é que os camarões, gentilmente, juntaram esses sabores tão distintos!!!!
O peixe e os camarões foram temperados com sal, pimenta do reino e limão, grelhados em frigideira quente com um tiquim de azeite. Voilá. A batata demora um pouco mais, mas ao contrário do que dizem por aí, ela não é tão complicada assim. Vamos ao que interessa:

Para 3 rosti médias:

4 batatas médias/grandes
água fervendo
Sal e pimenta do reino
azeite

Coloque a água para ferver e descasque as batatas. Quando a água começar a borbulhar, coloque a batata para cozinhar por 10 minutos no máximo. Escorras as batatas e coloque em água fria para interromper o cozimento. Assim que elas esfriarem, rale-as no ralo grosso e tempere-as com sal e pimenta do reino moída na hora. Em uma frigideira, arrume as batatas raladas e arredonde-as com a ajuda de uma colher. Coloque pelas beiradas da frigideira o azeite e leve ao fogo. Quando acharar que elas ficaram douradas na parte de baixo, vire-as e doure o lado seguinte. Pronto.
Se fizer as rosties recheadas o procedimento é o mesmo,só muda na hora de rechear: coloca-se uma camada de batata na frigideira, por cima o recheio e mais uma camada de batata. Azeite pelas bordas etc e tal. Da próxima vez vou faze-las com medalhão de filé mingnon.

Nenhum comentário: