sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Carpaccio inspirado no OAK Restaurante e Wine Bar

Um dos meus restaurantes prediletos em BH é o Oak e foi lá que eu experimentei o melhor carpaccio que eu já comi na vida! Ele vem enroladinho junto com um "biscoito" de parmesão que só de pensar me dá água na boca! Ontem me deu uma vontade louca de comer essa delícia! Como estou há 500km de distância do Oak,tive que improvisar. Fui no mercado e comprei: carpaccio de carne, queijo grana padano, rúcula, alcaparra e parmesão. O original do Oak não leva alcaparra e tem um molho que infelizmente não sei qual é... Snif!
Apesar da minha reprodução ter ficado aquém da entrada  servida pelo chef Bruno Albergaria, deu para matar um tiquim da minha vontade. Vamos ao que interessa:

Como eu não tenho a receita original, fui seguindo meu instinto e abri quatro discos de carpaccio, o rocambole acabou ficando grosso demais.... Humpf!  Tentei novamente usando apenas um disco e aí sim ficou perfeito! Portanto, abra um disco de carpaccio em cima de um papel filme, coloque em uma das laterais o queijo grana padano ralado, por cima a rúcula e a alcaparra (opcional hein?).


Enrole o carpaccio como um rocambole, cubra com o filme plástico e leve ao congelador.  De novo: eu não sei como eles fazem no Oak, mas resolvi levar um tempo pequeno ao congelador para poder cortar as rodelas de carpaccio sem que elas desmanchassem. Deu certo.

Essa é a foto do resultado final! Ficou muito gostoso viu? E trabalho zero né? Ahhhhh, quase me esqueço dos "biscoitos" de parmesão! Aqui em casa fiz assim: aqueci bem uma frigideira tefal, sem óleo, sem nada, coloquei uma colher de sobremesa de parmesão e deixei dourar, virei o lado, dourei e voilá! Sinceramente essa foi a parte chata da receita! Se alguém souber de um jeito mais simples, por favor, me avise! Meu digníssimo suspirou o jantar inteiro, o que me deixou bem feliz!

E pra quem está em BH ou arredores:
Oak Restaurante e Wine Bar
Rua Curitiba,2164-Lourdes
Belo Horizonte-MG
31 2511-6694

Super recomendo!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Salada de penne com frango e maçã verde.



Delícia de salada!! Vale a pena experimentar! A receita original é do Vigilantes do Peso, mas acabei mexendo um tiquim: tirando umas coisas e acrescentando outras. Todavia, posto a receita na íntegra:

1/3 xicara de suco de laranja
3 colheres de sopa de balsamico
1 colher de sopa de mostarda Dijon
1 colher de sopa de Maple
3 xicaras de massa penne, cozida e fria
1 xicara de peito de frango cozido e desfiado
1/4 de xic. de nozes picadas
1 maçã verde sem miolo, sem sementes, em cubos
1 cebola chalota grande picada fina ( não usei e não me fez falta)
1 molho de rúcula limpo e seco
Por minha conta: passas e mussarela de bufala picada


Em uma tigela grande, bata o suo de laranja, o vinagre, a mostarda e o maple. Acrescente a massa, o frango, as nozes, a maçã e a cebola. Mexa bem para misturar com o molho. Divida a rúcula em quatro pratos e sirva com a massa por cima. 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Frango com Aspargo au Gratin


Bom, dessa vez o mérito não é meu. Estou de férias na casa da mamãe e quem anda cozinhando por aqui é ela. Essa semana, ela fez essa delicia e eu não resisti; fotografei pra trazer pra cá.
É um prato delicioso. Ela serviu com arroz de amendoas e batata palha.
Você vai precisar de:

2 kg de coxa e sobrecoxa refogado com tempero a gosto.
Depois de cozido picar em pedaçõs médios.
2 vidros de aspargos
300g de presunto picado em tirinhas
2 copos de leite, 1 colher de sopa bem cheia de manteiga
4 colheres de sopa de creme de leite e 3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xicara de parmesão ralado
sal
100 g de passas pretas

Modo de fazer:

Refogar o frango, coar o caldo e reservar dois copos de caldo. Misture o leite no caldo de frango, acrescente aos poucos a farinha de trigo, mexa bem e leve ao fogo brando até engrossar. Adicione a manteiga, as passas e tempere com sal se necessário. Tire do fogo e acrescente o creme de leite, o queijo ralado e misturar bem formando o um creme.

Montagem:
Colocar um pouco do creme no pirex, depois o frango, o presunto e os aspargos picados, cobrir com o resto do creme.  Polvilhe queijo ralado, salpique pedacinhos de manteiga e leve ao forno para gratinar.