Massa
250 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar
1 colher de sobremesa de açúcar de baunilha
1 ovo batido
2 e 1/2 xícara de maisena
200g de farinha de trigo
Recheio e cobertura
1 lata de doce de leite
1 xícara de açúcar de confeiteiro
Modo de fazer:
Num recipiente grande, junte a manteiga, os açucares e o ovo e misture até obter um creme liso e homogêneo. Acrescente a maisena e a farinha e amasse delicadamente até obter uma massa lisa e macia. Leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa com um rolo e modele biscoitinhos com cortadores redondos (se não tiver, use a boca do taça de champanhe ou licor) Disponha em uma assadeira sem untar e leve ao forno preaquecido até dourar ligeiramente. Deixe esfriar.
Montagem:
Una os biscoitos, dois a dois, com o doce de leite, passe no açúcar de confeiteiro e embale como quiser.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Quiche de Brie com Damasco
Essa é de longe a minha quiche predileta. Amo essa combinação de brie com damasco, então me lambuzo. O ideal é servi-la com uma salada verde, com um molho básico de balsâmico para deixar mesmo o sabor da quiche aparecer. Vale cada garfada! Vai por mim.
Quiche de Brie com Damasco (Nanda Delamare- Gula Gula)
Quiche
Massa básica para quiche (ver receita abaixo)
Creme básico para quiche ( ver receita abaixo)
200g de queijo brie em tiras finas
65 g de damasco seco em tiras finas
200g de geleia de damasco
Massa básica
140g de manteiga
1 ovo
220g de farinha de trigo
2 g de fermento em pó
Em uma tigela, misture a manteiga e o ovo. Junte a farinha e o fermento e amasse por igual, para a massa ficar homogênea. Reserve na geladeira. Forre a forma de 30 cm de diâmetro espalhando massa por igual. Embrulhe a forma num saco plástico e leve à geladeira para resfriar por 30 minutos
Creme Básico
600g de creme de leite para chantilly
5 ovos peneirados
1 pitada de pimenta do reino branca
1 colher de chá de sal
1 pitada de noz-moscada
Quiche
Retire a forma com a massa da geladeira e arrume no fundo as tiras de brie, formando um xadrez. Por cima, espalhe os damascos. Com uma colher pequena, salpique a geléia sobre o recheio. Cubra tudo com o creme básio e leve ao forno , por 45 minutos, à temperatura de 150 graus. Retire da forma e sirva.
Casulo
Vamos ao que interessa:
200g de queijo ralado
02 claras em neve
02 gemas
01 colher de chá de pó royal
02 colheres de sopa de farinha de trigo
óleo para fritar
Coloque todos os ingrediente em uma tigela e amasse bem, até obter uma massa. Enrole em pequenas bolinhas e frite em óleo quente mexendo sempre para as bolinhas não arrebentarem. Escorra em papel toalha e sirva em seguida.
Ps: A foto não está fazendo justiça à delicia que é esse casulo. Fica a dica.
Teia de Caramelo
Ontem recebi amigos queridos para jantar. Como está um calor do cão por aqui, resolvi fazer uma sobremesa leve: Chessecake de Cassis. Para você que acompanha o blog não é nehuma novidade, eu sei. A receita está aqui há alguns anos...mas dessa vez eu coloquei por cima uma teia de caramelo para dar um charme a mais. E é só por isso que estou postando esssa foto.
Para fazer a teia, unte uma superficie de pedra com manteiga e faça um caramelo ( açúcar e água), retire do fogo e com a ajuda de uma colher, "desenhe" na pedra a sua teia, Espere secar e retire com cuidado. Coloque para enfeitar a sua sobremesa. Vale fazer também com chocolate, mas para dar certo, você precisa temperar o chocolate ou usar o fracionado.
Para fazer a teia, unte uma superficie de pedra com manteiga e faça um caramelo ( açúcar e água), retire do fogo e com a ajuda de uma colher, "desenhe" na pedra a sua teia, Espere secar e retire com cuidado. Coloque para enfeitar a sua sobremesa. Vale fazer também com chocolate, mas para dar certo, você precisa temperar o chocolate ou usar o fracionado.
Assinar:
Postagens (Atom)