Essa receita é do livro de um restaurante que eu amo: o Gula Gula! Adoro ir comer lá...adoro o atendimento, a comidinha, as saladas, as sobremesas, a decoração e o atendimento.
Confesso que quando eu reproduzo essa receita do pudim, mexo nela um pouquinho: não faço a calda deles, Timá faz a dela para mim e me dá em uma garrafa!! Sou péssima para fazer essa calda!! Vai entender!! Mas mesmo se fosse uma expert, acho 1 kg de açúcar um exagero! Mas se você experimentar o pudim deles lá no restaurante, certamente vai querer fazer a calda deles em casa!! Nem que seja por uma vez!! Vai por mim! Vou postar a receita na integra ok?
Calda de caramelo
1kg de açúcar
250 ml de água
Desmanche o açúcar completamente em fogo bem baixo. Acrescente à água fervendo (ela irá endurecer com o choque , mas logo irá liquidificar novamente.) Continue mexendo até obter o ponto de fio (ponto em que, ao se retirar um pouco da calda e puxá-la com os dedos, forma-se um pequeno fio, com consistência firme o suficiente para não se desmanchar com facilidade).
Creme
2 latas de leite condensado
650 ml de leite
6 ovos
Bata tudo do liquidificador por 2 minutos e pare para baixar a espuma. Bata por mais 3 minutos.
O Pudim
Unte 12 forminhas com 9 cm de diâmetro ou uma grande, ambas com furo no meio, com a calda caramelada. Encha com o creme, espere um pouco para baixar a espuma e complete novamente. Coloque a forma ou as forminhas em um tabuleiro em banho-maria e leve para assar em forno baixo (120 graus) por aproximadamente 1 h e 30 min ( o meu fica pronto em 1 h) Quando retirar, o centro do creme deverá estar balançando levemente como se não estivesse completamente cozido.
Truque da Timá: Ela me ensinou a fazer o pudim um dia antes de servi-lo. Então depois de frio, cubra a forma com papel filme e leve à geladeira. Só desenforme no dia seguinte na hora de servir! É bem mais fácil!!!!