domingo, 4 de janeiro de 2009

Pudim de Leite Condensado


Essa receita é do livro de um restaurante que eu amo: o Gula Gula! Adoro ir comer lá...adoro o atendimento, a comidinha, as saladas, as sobremesas, a decoração e o atendimento.

Confesso que quando eu reproduzo essa receita do pudim, mexo nela um pouquinho: não faço a calda deles, Timá faz a dela para mim e me dá em uma garrafa!! Sou péssima para fazer essa calda!! Vai entender!! Mas mesmo se fosse uma expert, acho 1 kg de açúcar um exagero! Mas se você experimentar o pudim deles lá no restaurante, certamente vai querer fazer a calda deles em casa!! Nem que seja por uma vez!! Vai por mim! Vou postar a receita na integra ok?


Calda de caramelo


1kg de açúcar

250 ml de água


Desmanche o açúcar completamente em fogo bem baixo. Acrescente à água fervendo (ela irá endurecer com o choque , mas logo irá liquidificar novamente.) Continue mexendo até obter o ponto de fio (ponto em que, ao se retirar um pouco da calda e puxá-la com os dedos, forma-se um pequeno fio, com consistência firme o suficiente para não se desmanchar com facilidade).


Creme


2 latas de leite condensado

650 ml de leite

6 ovos


Bata tudo do liquidificador por 2 minutos e pare para baixar a espuma. Bata por mais 3 minutos.


O Pudim


Unte 12 forminhas com 9 cm de diâmetro ou uma grande, ambas com furo no meio, com a calda caramelada. Encha com o creme, espere um pouco para baixar a espuma e complete novamente. Coloque a forma ou as forminhas em um tabuleiro em banho-maria e leve para assar em forno baixo (120 graus) por aproximadamente 1 h e 30 min ( o meu fica pronto em 1 h) Quando retirar, o centro do creme deverá estar balançando levemente como se não estivesse completamente cozido.


Truque da Timá: Ela me ensinou a fazer o pudim um dia antes de servi-lo. Então depois de frio, cubra a forma com papel filme e leve à geladeira. Só desenforme no dia seguinte na hora de servir! É bem mais fácil!!!!

6 comentários:

Unknown disse...

ei bê;fiquei feliz de estar no seu blog e poder compartilhar nossas ideias na culinaria,ja q gostamos tanto
bjao te amo
tima

disse...

;)

Obrigada!! Eu que fico feliz de te ter por perto!
bj

teresinha disse...

oi b~e. que ótima a tua receita. Maravilhosa. Eu tenho uma receita
economica de pudim. Quer verrrr. voce vai precisar de 8 ovos 2 xicaras de açucar 2 xicaras de leite gotas de baunilha. Caramele a forma. Bata os ingredientes no liquidificador, coloque na forma e leve ao forno a 180]/bjos teca.alegrete.RSesqueci 2 colheres de farinha de trigo ou maizena.

disse...

Oi teresinha,
Obrigada pela visita e pela receita!
Quando der vou testá-la e publico aqui ok?
Estou com um bebê em casa e ai já viu...só ando cozinhando papinhas!!
bj

Aki disse...

Hum, parece mto bom! Ah, Gula-Gula, que saudade!

disse...

Aki, Parece e é!!!
Pode fazer!!