sexta-feira, 2 de abril de 2010

Bacalhau Espiritual



Sexta feira Santa e bacalhau caminham juntas né?
A bacalhoada na casa da minha avó era tradição na Semana Santa. Mesa farta, tios, primos reunidos, uma falação deliciosa e o bacalhau da vovó (a receita tá aqui nesse blog!) que é de longe o melhor do mundo! Sou uma pessoa que gosta dessas tradições, que sempre curte reunir a família na mesa.  E agora, com meu filho, a vontade de comemorar e celebrar só aumentou. Hoje tivemos nosso primeiro almoço de Páscoa em família! E para variar o bacalhau,  experimentei uma rceita nova: a do bacalhau espiritual. Ficou tãaaaaoooo bom que não sobrou nem um "cadim " pra contar história!


Molho Bechamel
40 g de manteiga
50 g de farinha de trigo
1/2 litro de leite
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto

Bacalhau
1/2 kg de bacalhau salgado
2 litros de leite
1 cebola grande em pedaços
1 cenoura em rodelas
5 ml de azeite
25 g de manteiga
125 g de camarão pequeno cozido
5 g de farinha de rosca
bolinhas de manteiga para gratinar
Parmesão


Modo de fazer:

Molho: derreta a manteiga em uma frigideira. Junte a farinha e misture dourando um pouco, adicione o leite aos poucos mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e tenpere com noz moscada, sal e pimenta. Reserve.
Bacalhau: deixe o bacalhau de molho em água por 24h para dessalgar. Escorra e cozinhe em dois litros de leite por 30 minutos. Refogue  a cenoura   e a cebola no azeite e na manteiga. Acrescente o bacalhau e refogue mais um pouco até pegar gosto. Ele deve estar em uma consistência de purê. Misture metade do molho bechamel ao purê. Coloque o preparado em uma forma refratária e cubra com o restante do  molho, misturando o camarão. polvilhe com o parmesão e a farinha de rosca. Cubra com as bolinhas de manteiga e leve ao forno para gratinar.

Para acompanhar um bom arroz branco.

Nenhum comentário: