domingo, 5 de outubro de 2008

Nhoque Tricolor


Sempre adorei as massas frescas! E sempre as comprei pronta! Nunca me imaginei na cozinha tentando fazer uma massa para o almoço! Acontece, que o nhoque que eu sempre comprava no Hortifruti parou de ser vendido! Ai resolvi me aventurar e fazer um nhoque!! Busquei na internet algumas receitas e acabei optando por uma do site da revista Boa Forma, chamado Nhoque Tricolor. A receita não é dificil e sim trabalhosa. É preciso entender a diferença entre essas palavras na cozinha!! Segui passo a passo e antes de exibir o resultado, vamos ao que deu errado: a idéia do nhoque tricolor é que ele tenha três cores certo? Acontece que o meu não ficou colorido!! ;( Acho que ao invés de misturar a massa de batata com o espinafre e a cenoura, o ideal seria mesmo bate-los no liquidificador. Vai ficar para a próxima tentativa!! Quem já tentou em casa e quiser me dar um help, deixe um comentário ok?
A sorte é que mesmo sem ter ficado tricolor o nhoque ficou delicioso! Ainda bem, porque eu ia ficar muiiiiiito triste se tivesse dado errado!!!!! Ele ficou levinho, gostoso, bem gostoso! Vale a pena tentar!!!

Nhoque Tricolor (www.boaforma.com.br)
por Jurema Aprile

ingredientes
• 6 batatas grandes (600 g)
• 1 ovo
• 1 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
• 2 pitadas de sal
• 1/2 xíc. (chá) de cenoura batida no liquidificador
• 1/2 xíc. (chá) de espinafre batido no
• Farinha de trigo para polvilhar
Coloque as batatas lavadas para cozinhar por 30 minutos ou até ficarem macias. Descasque, escorra, esprema-as em uma vasilha e, assim que esfriar, junte o ovo, 1 xícara de farinha de trigo e o sal. Misture com uma colher de pau e reserve:
nhoque branco: reserve 1/3 da massa.
nhoque laranja: misture 1/3 da massa com a cenoura e 1/4 xíc. (chá) de farinha de trigo.
nhoque verde: misture o 1/3 restante com o espinafre e 1/4 xíc. (chá) de farinha de trigo. Amasse cada um a das massas com as mãos, fazendo movimentos circulares de dentro para fora até obter uma massa homogênea. Polvilhe uma superfície lisa com a farinha, faça rolinhos de 1,5 cm de espessura com a massa. Corte em pedaços de 2 cm de comprimento e aperte cada nhoque levemente com um garfo, para formar sulcos. Pouco a pouco, vá colocando-os em água fervente, esperando que eles subam até a superfície. Retire com uma escumadeira, escorra bem. Coloque numa travessa as três cores de nhoque e cubra com molho de tomate aquecido.
Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 400
Molho de Tomate que eu fiz:
Refogue meia cebola picadinha no azeite até ela ficar transparente. Despeje uma lata de tomate pelati , tempere com sal, pimenta e uma colher de café de açucar para quebrar a acidez. Coloque um pouco de manjericão fresco, abaixe o fogo, tampe e deixe apurar por 20 minutos.
Bon appetit!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei de seu blog, voltarei mais vezes.

Bjs

disse...

Obrigada Dani!!
Volte sim!!! Ele é nosso!! :)
beijo