sábado, 11 de outubro de 2008

Tartar de Atum (Restaurante Market/Carolina Figueiredo)

Sábado de noite, jantarzinho à luz de velas. Cardápio da noite: Tartar de salmão e Temaki de salmão com cream cheese e cebolinha!
Nas minhas andanças pela net descubro as Rainhas. O site é todo lindo! Que meninas talentosas!! Cheias de idéias, dicas e receitas maravilhosas! O guardanapo que eu amarrei com cebolinha foi uma inspiração de um post delas, intitulado "Das idéias geniais". A taça de cabeça para baixo transformada em castiçal também!! Só que não anotei o link e não consegui encontrar de novo!! Mas, sinceramente, acho que você vai amar ler com calma todas as idéias, receitas e sugestões dessas Rainhas!! Bom aproveito!!!

E finalmente a receita! O tartar ficou divino e não é dificil de fazer! Uma dica importante: quando você retirar o tuile de gergelim do forno, ele ainda vai estar meio mole. Não se desespere como eu, ao esfriar ele vai endurecer e você vai poder montar seu prato lindamente!!!

Ingredientes: (4 porções)

Tartar:
400g de lombo de atum fresco ( Eu usei salmão!! Não achei atum de jeito nenhum!! Afe!)
100 g de azeite de oliva
10g de cebolinha francesa
Sal marinho a gosto
Corte o atum em cubinhos. Em um bowl, disponha os cubos de atum e tempere com azeite de oliva, cebolinha farncesa e sal a gosto. Reserve sobre refrigeração até o momento de finalizar o prato.

Molho de iogurte com cebolinha:
400g de iogurte natural
100g de azeite de oliva
1 maço de cebolinha
Sumo de um limão
50 g de gengibre
Sal a gosto
No liquidificador, coloque o iogurte, o sumo do limão, o gengibre e a cebolinha. Bata bem e vá, aos poucos, adicionando o azeite de oliva. Peneire e reserve sob refrigeração e só coloque o sal na hora em que retirar da geladeira.

Tuile de gergelim:
40g de manteiga integral ( eu usei a comum mesmo)
20g de mel
20g de açúcar refinado
Sumo de 1 limão
20 g de gergelim preto
100g de gergelim branco
Manteiga ( para untar)
Em uma panela, derreta a manteiga, e em seguida, com um batedor, bata bem com o mel e o açúcar. Siga batendo, até a mistura ficar lisa e homogênea. Junte o sumo do limão, aos poucos, sempre deixando a massa lisa e homogênea. Adicione os gergelins (preto e branco) e misture. Deixe descansar por 10 minutos na geladeira. Em uma forma untada com manteiga, disponha pequenas bolinhas da massa e leve ao forno a 180 graus, por 10 minutos. Quando adquirir a cor dourada, retire do forno e deixe esfriar um pouco. Retire as Tuiles da forma e reserve.

2 comentários:

Pessoa disse...

Roberta, você é muito talentosa, flor... sei que muita coisa boa vem por aí.
Beijim feliz e orgulhoso,
=)
Katita (Rainhas do Lar)

disse...

Katita!!!
Tô toda toda de ter ganhado um elogio da minha rainha!!! ;)
Amo o site de vcs!!!! Obrigada demais!!
beijo gde!