domingo, 28 de novembro de 2010
Peixe com batata recheada.
Incrível como o tempo passa! Já tem um mês que estive aqui!!
Queria estar mais assídua, mas o trabalho tem me mantido ocupada demais!
Sorry!! ;-(
Enfim, esse fim de semana fiz um almocinho bem gostoso e fotografei para colocar aqui. A inspiração vem de um prato do Restô: salmão com crosta de ervas, batatas recheadas com queijo de cabra e lascas de amendoas.
Eu gostei tanto desse prato que nas últimas três vezes que fui lá comi o bendito!
Aqui em casa, não fui de salmão e sim de peixe, de filé de Panga, para ser mais precisa. Tempere os filés com alho e sal. Coloque em um pirex e cubra com tomates, cebola, azeitonas pretas,pimentão, coentro e muuiiiiito azeite. Leve ao forno coberto com papel aluminio até que o peixe cozinhe.
Coloque as batatas para cozinhar com casca e tudo, em água fervende e sal. Não deixe que elas cozinhem demais. Retire do fogo e coloque em água fria para que elas parem de cozinhar. Descasque-as e dê dois pequenos cortes para que as batatas fiquem deitadas sem virar. Faça um pequeno buraco e recheie com queijo de cabra ( cream chesse tb. vale!) . Coloque a tampa por cima e enrole a batata em uma tira de bacon ( vale parma tb). Leve ao forno por 10 ou 15 minutos. Para finalizar, coloque um pouco de azeite em uma frigideira e deixe esquentar bastante. Coloque as batatas e deixe-as dourar dos dois lados. Monte o prato e voilá!!! Vale cada mordida!
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Spaguete de bacalhau.
Ontem eu não tinha a menor idéia do que faria para o almoço! Ao abrir a geladeira, vi que tinha um bacalhau desfiado, já dessalgado, pronto para ser preparado! Meu dignissimo é fã de massas e risotos e claro que eu queria agrada-lo! Em um primeiro momento pensei em fazer um risoto de bacalhau, mas fiquei com uma certa preguiça de fazer caldo para o arroz etc e por isso optei por um spaguete.
Infelizmente não sei a quantidade certa de cada ingrediente, fui fazendo no olho e provando...So sorry!
Você vai precisar:
Spaguete
bacalhau desfiado
tomates cerejas
azeitonas pretas
creme de leite fresco
cebolas
sal e temperos a gosto
leite
azeite
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até ela murchar. Acrescente o bacalhau desfiado e refogue por alguns minutos. Coloque um pouco de leite e deixe cozinhar. Retire do fogo e escorra o leite. Volte ao fogo e acrescente as azeitonas e os tomates picados, refogue. Coloque um pouco do creme de leite fresco, deixe levantar fervura e reserve. Coloque o spaguete para ferver e cozinhe até que fique al dente. Pegue esse creme de bacalhau, acrescente um pouco mais de creme de leite e vá misturando à massa. Salpique parmesão e sirva a seguir.
Lasanha de beringelas e abobrinhas - Erik Nako e Cristiano Lanna
Para 6 pessoas:
1/2 kg de beringela
1/2 kg de abobrinha
2 cebolas picadas
750g de carne moída
250ml de vinho tinto
750g de tomates em lata
4 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de oregano fresco desfolhado
600g de mussarela de bufala fatiada
60g de farinha de rosca
60g de parmesão ralado fino na hora
Corte a beringela e a abobrinha em fatias de 5mm, coloque sobre uma grade, salpique sal e deixe que liberem água por cerca de 45 minutos. Em uma panela, refogue a cebola em azeite até que murchem. Aumente o fogo e junte a carne, refogue até ficar dourada e adicione o vinho. Quando passar o cheiro do àlcool, junte os tomates, o óregano e a salsa. Tempere com sal e pimenta. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que a carne fique macia e o molho bem espesso (40 minutos).
Lave as beringelas e as abobrinhas e seque bem com um pano. Cubra o fundo de uma frigideira com azeite, frite as beringelas e as abobrinhas por 1 minuto de cada lado, de modo que fiquem douradas, e escorra em papel absorvente. Pré aqueça o forno em 180 graus e comece a montar a lasanha. Unte uma travessa refratária e disponha uma camada de beringela, molho de carne, mussarela. Coloque uma de abobrinha e novamente a carne e a mussarela. Finalize com uma camada de mussarela e salpique a mistura de farinha de rosca com parmesão. Leve ao forno por uma hora até que o topo esteja bem dourado e crocante.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Hamburguer com cebola caramelada, molho shiitake e batata rosti.
Já começo esse post pedindo desulpa. A foto não faz justiça a delicia que é esse prato. Não mesmo.
Portanto, ignore a imagem e mãos à obra, porque essa receita vale a pena!Ela foi retirada da revista Estação Zona Sul do supermercado Zona Sul e foi criada por Jorge Renato Thomaz, do restaurante Uno Grill. Essa revista é vendida por lá por apenas 2 reais! Sempre que chega um exemplar novo, trato logo de adquirir o meu!
Na receita original o hamburguer era de soja, ou seja, era um prato vegetariano. Como aqui em casa, somos todos carnivoros adaptei fazendo o hamburguer de picanha. Segue a versão adaptada por mim:
Hamburguer
500g de carne de picanha moída
Tempero a gosto: sal, pimenta, ervas etc
1 ovo
Farinha de trigo o quanto baste.
Misture os ingredientes até obter uma massa de carne. Modele os hamburgueres e reserve.
Grelhe na frigideira ou em uma chapa antiaderente.
Cebola caramelada
2 cebolas médias
200g de açúcar
1/2 copo de água
2 colheres de sopa de shoyo
Corte as cebolas em tiras finas. Em uma frigideira, coloque o açúcar em fogo baixo e mexa semore, até que ele comece a formar um caramelo. Acrescente a cebola com água e vá mexendo até que a cebola cozinhe e amoleça. Acrescente shoyo e deixe cozinhar em fogo baixo até o liquido reduzir e a cebola escurecer. Reserve.
Molho de Shitake
1 bandeja de Skitake
água fria o quanto baste
2 colheres de sopa de shoyo
100 ml de iogurte integral ( na receita original é creme de leite)
Limpe o shitake e corte em tiras. Em seguida, coloque de molho na geladeira por duas horas. Escorra. em uma frigideira, coloque o shoyo para aquecer em fogo baixo e acrescente o shitake, refogando por alguns instantes. Por último, adicione o iogurte (ou creme de leite) somente até aquecer.
Batata rosti
4 batatas inglesas médias
1/2 colher de chá de sal - para cozinhar as batatas
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
óleo de soja- para fritar
Cozinhe as batatas com casca em água e sal, sem deixar que elas fiquem moles. Quando estiverem no ponto, nem moles, nem duras demais. Retire da água e deixe esfriar. Descasque e rale no ralador grosso. Tempere a gosto. Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite uma porção da batata dos dois lados deixando dourar.
Montagem do prato:
Coloque a batata, por cima o hamburguer. Coloque a cebola caramelada e, por último, o molho de shitake.
domingo, 8 de agosto de 2010
Brunch
Para comemorar o Dia dos Pais, Du me pediu um brunch. A maioria das receitas já estavam por aqui. Mas vou colocar as fotos e o link de cada receita assim mesmo tá? De novidade teremos: muffin de gorgonzola, "Breguetinhos da Fabi", Croque Monsieur e Geléia de figo!
Mãos à obra!!!
Essa torta já esteve aqui no blog. A receita é fácil, fácil e qualquer um pode fazer.
E o melhor: a torta é deliciosa! Pode ser sevida com sorvete de creme para incrementar a sobremesa, ou só a fatia para aompanhar uma xícara de chá! A receita tá aqui ó : http://emprestameteupaladar.blogspot.com/2008/08/torta-de-banana-integral.html
Muffins de gorgonzola:
Procurei inúmeras receitas e fui pegando um pouco de cada para chegar nessa que irei transcrever. O Muffin fiou bem levinho e bem saboroso. Os meus foram assados em forminhas de empadinhas, já que eu não tenho as forminhas de muffin. Vamos ao que interessa:
02 xícara de farinha de trigo
01 colher de chá de bicabornato de sódio
01 colher de chá de fermento
01 ovo batido
01 colher de sopa de manteiga
01 copo de leite
01 xicara de gorgonzola picado
1/2 xicara de gruyere ou ementhal
01 pera
açucar, água
Sal e pimenta a gosto.
Em uma panela, coloque um pouco de açúcar e água, assim que começar a formar o caramelo, coloque a pera picada em cubinhos e deixe-a cozinhar. Reserve.
Em uma tigela, bata o ovo, acrescente o leite, a manteiga derretida, os temperos, os queijos e os ingredientes secos. Misture tudo com um garfo. Acresecente as peras carameladas mexendo delicadamente. Encha as forminhas pela metade e leve ao forno por 30 minutos.
Já devo ter citado as meninas do Rainhas do lar, umas 4 ou 5 vezes por aqui.
É que eu sou mesmo fã da Faby e da Katita! Esse Breguetinho da Faby é o que há em se tratando de pão sírio. Fica delicioso! E servido assim na taça dá um charme à mesa.
A receita tá aqui ó: http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=484#c
Croque Monsieur
8 fatias de pão de forma
Queijo gruyere ou ementhal
Presunto
01 xicara de creme de leite fresco
1 ovo
Pimenta, sal a gosto e noz moscada
queijo parmesão para gratinar
Em um pirex untado com manteiga, coloque 4 fatias do pão de forma. Misture o creme de leite ao ovo e tempere a gosto. Despeje uma colher de sopa em cada fatia do pão de forma, umedecendo bem cada. Coloque o queijo e depois o presunto em cada pão de forma. Coloque o resto do pãqo para fehar os sanduíches. Por cima despeje o resto do creme, polvilhe o parmesão e leve ao forno até gratinar.
Brigadeiro:
Acho que essa todo mundo sabe de cor e salteado, mas, mesmo assim lá vai:
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de nescau
Misture tudo e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até conseguir ver o fundo da panela. Espere esfriar para enrolar.
Olha que bonitinho que ficaram minhas garrafinhas de suco etiquetadas!!! Minha irmã diz que é muita falat do que fazer! he he he. Como nem tudo é perfeito, na pressa esqueci de fotografar meu potinho de géleia de figo!! So sorry! Mas a receita é de um blog que eu conheci há pouco e gostei muito! Clica aqui ó: http://isabelatibo.blogspot.com/2009/08/mais-geleia-e-trouxinha-de-queijo-brie.htmlPor hoje, é só!
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Esperar pra ler....
Só para dizer que estou em plena produção para o dia dos pais! Aqui em casa, ele será comemorado com um brunch. A maioria das receitas já estão aqui...mas uma ou outra serão novidade! Até!
terça-feira, 20 de julho de 2010
Aniversário do Pedro
Eu sei que esse blog deveria ser apenas de receitas. Mas acontece que além das minhas investidas gastronômicas, agora eu tenho decorado minhas festas!! É que depois do nascimento do Pedro, tive que fazer dois grandes eventos: o batizado e o aniversário de um ano. Por isso, decidi colocar aqui além das receitas, a decoração dessas duas comemorações. E a partir de hoje, é bem provável que isso se torne frequente por aqui...pelo ou menos, de ano em ano!!!
As receitas das guloseimas dos dois eventos já foram publicadas por aqui!
1- A entrada do salão de festas;
2- A decoração das mesas dos convidados.
3- A mesa de doces.
4- Detalhe para os pirulitos de chocolate que foram o maior sucesso na festa!
As receitas das guloseimas dos dois eventos já foram publicadas por aqui!
1- A entrada do salão de festas;
2- A decoração das mesas dos convidados.
3- A mesa de doces.
4- Detalhe para os pirulitos de chocolate que foram o maior sucesso na festa!
5- A toalha que ficou no lavabo, bordada pela vovó. Porque os detalhes fazem toda a diferença!
6- Os talheres arrumadinhos com um porta guardanapo feito de cartolina e arrematado com a etiqueta de catavento.
7- Os canapés de massa folhada em forma de catavento.
8- Os copinhos de brigadeiro de limão siciliano enfeitados pelo número 1 e por mini cataventos.
Batizado do Pedro
Como o Batizado foi mesmo só para a família, resolvi fazer tudo sozinha. Minha mãe e minha irmã me ajudaram na decoração. Na entrada do salão de festas, coloquei pombas brancas de cartolinas, de diferentes modelos e tamanhos, penduradas por fitas de cetim off white e coladas em galhos secos.
A mesa do almoço foi decorada apenas com esse arranjo de Palmas, os talheres e a louça.
A mesa de bombons e os bem casados de lembrancinhas.
O detalhe da etiqueta que eu mesma fiz no computador para acompanhar os bem casados.
Afinal, saúde e paz é o que eu mais quero na vida do meu filho!
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Lasanha de abobrinha e parma
A receita original é do Jamie Oliver.
E não é lasanha, é pizza.
Mas ai, me deu uma vontade imensa de experimentar essa mistura, mas uma preguiça fenomenal de fazer a massa da pizza! Foi nesse momento, que lembrei que tinha no armário massa para lasanha, daquelas tipo macarrão mesmo.
Então, resolvi adaptar a receita original e fui de lasanha!
Ficou tão boa que não sobrou nem um tiquim pra contar história!
Vamos ao que interessa:
Em um pirex coloque um pouco de molho de tomate (eu fui de pellati mesmo), por cima coloque a massa crua, um pouco mais de molho, mussarela, abodrinha cortada em tiras com casca e tudo beeem fininha e fatias picadas de parma. Aproveitei e coloquei um pouco de folhas de manjerona, azeite e sal. Recomece tudo de novo. Para termimar, uma camada de massa. Por cima, coloque um pouco de mussarela e parmesão. Leve ao forno baixo, até a massa cozinhar e gratinar por cima! Nham nham!
domingo, 30 de maio de 2010
Torta Mil e uma mousses
Massa
200g de farinha de nozes ou amendôas
200g de farinha de bisoito maizena
100g de glaçúcar
200g de chocolate meio amargo
125g de manteiga sem sal
4 gemas
1 folha de papel manteiga (para forrar a forma)
Bata no liquidificador as nozes ou amendôas para fazer a farinha. Faça o mesmo com o biscoito maizena. Misture essas duas farinhas com o açúcar e reserve. Derreta separadamente (ou em banho maria ou no micro-ondas) o chocolate e a manteiga. Acrescente as gemas à mistura de farinha e açúcar e adicione a manteiga e o chocolate derretidos, misturando até obter uma massa homogênea. Forre uma forma untada de aproximadamente 20 cm de diamentro com o papel manteiga. Cubra a forma com toda a massa e leve a geladeira.
Mousse de maraujá
1 lata de leite condensado
250ml de creme de leite fresco
250ml de suco de maracujá concentrado
1 gema (não usei)
Todos os ingredientes devem estar bem gelados. Coloque tudo no liquidificador e bata por uns cinco minutos.
Mousse do chocolate meio amargo
250 g de chocolate meio amargo
250 g de creme de leite
3 claras
3 gemas
180 g de açúcar
Na batedeira, bata as claras em neve. Quando estiver em ponto firme, acrescente metade do açúcar e bata até ficar em ponto de picos. Misture o restante do açúcar as gemas e bata com as claras em velocidade média. Enquanto isso, derreta o chocolate. Deixe a batedeira em velocidade baixa e coloque primeiro o creme de leite e depois o chocolate. Bata devagar até obter uma mistura homogênea. Reserve.
Mousse de chocolate branco
250 g de chocolate branco
250 g de creme de leite
3 claras
3 gemas
180 g de açúcar
Na batedeira, bata as claras em neve. Quando estiver em ponto firme, acrescente metade do açúcar e bata até ficar em ponto de picos. Misture o restante do açúcar as gemas e bata com as claras em velocidade média. Enquanto isso, derreta o chocolate. Deixe a batedeira em velocidade baixa e coloque primeiro o creme de leite e depois o chocolate. Bata devagar até obter uma mistura homogênea. Reserve.
Finalização.
Quando a massa da torta endurecer, retire da geladeira e aresente a mousse de maracujá. Leve à geladeira para dar consistência por umas duas horas. Repita essa operação com as mousses de chocolate meio amargo e branco. Decore a gosto.
200g de farinha de nozes ou amendôas
200g de farinha de bisoito maizena
100g de glaçúcar
200g de chocolate meio amargo
125g de manteiga sem sal
4 gemas
1 folha de papel manteiga (para forrar a forma)
Bata no liquidificador as nozes ou amendôas para fazer a farinha. Faça o mesmo com o biscoito maizena. Misture essas duas farinhas com o açúcar e reserve. Derreta separadamente (ou em banho maria ou no micro-ondas) o chocolate e a manteiga. Acrescente as gemas à mistura de farinha e açúcar e adicione a manteiga e o chocolate derretidos, misturando até obter uma massa homogênea. Forre uma forma untada de aproximadamente 20 cm de diamentro com o papel manteiga. Cubra a forma com toda a massa e leve a geladeira.
Mousse de maraujá
1 lata de leite condensado
250ml de creme de leite fresco
250ml de suco de maracujá concentrado
1 gema (não usei)
Todos os ingredientes devem estar bem gelados. Coloque tudo no liquidificador e bata por uns cinco minutos.
Mousse do chocolate meio amargo
250 g de chocolate meio amargo
250 g de creme de leite
3 claras
3 gemas
180 g de açúcar
Na batedeira, bata as claras em neve. Quando estiver em ponto firme, acrescente metade do açúcar e bata até ficar em ponto de picos. Misture o restante do açúcar as gemas e bata com as claras em velocidade média. Enquanto isso, derreta o chocolate. Deixe a batedeira em velocidade baixa e coloque primeiro o creme de leite e depois o chocolate. Bata devagar até obter uma mistura homogênea. Reserve.
Mousse de chocolate branco
250 g de chocolate branco
250 g de creme de leite
3 claras
3 gemas
180 g de açúcar
Na batedeira, bata as claras em neve. Quando estiver em ponto firme, acrescente metade do açúcar e bata até ficar em ponto de picos. Misture o restante do açúcar as gemas e bata com as claras em velocidade média. Enquanto isso, derreta o chocolate. Deixe a batedeira em velocidade baixa e coloque primeiro o creme de leite e depois o chocolate. Bata devagar até obter uma mistura homogênea. Reserve.
Finalização.
Quando a massa da torta endurecer, retire da geladeira e aresente a mousse de maracujá. Leve à geladeira para dar consistência por umas duas horas. Repita essa operação com as mousses de chocolate meio amargo e branco. Decore a gosto.
Almoço de aniversário!!
Hoje foi aniversário do dignissimo. Como sempre, ele não quis festa. Detesta aniversários, ao contrário de mim. O velho ditado: os opostos se atraem deve ter algum sentido não é mesmo? Perguntei o que ele gostaria de fazer e ele disse que queria passar o dia conosco, sem nada demais. Aceitei apenas a parte de ficar em casa. Não dá pra passar o aniversário, sem uma comidinha especial, um bolinho, um carinho! Seria o mesmo que não ganhar presentes. Pensei em um cardápio rápido e fácil porque sabia que iria trabalhar no sábado. Fui de costela ao molho de mostarda e mel (essa receita já existe aqui, procure em CARNES), batata dauphine e pupunha com figo, gergelim e azeite de manjericão. De sobremesa Torta de três mousses. Dignissimo aprovou e ficou bem feliz! Abaixo segue a receita da batata e da saladinha, amanhã posto a torta que é beeem grandinha e cheia de etapas!!!
Palmito in natura com figo (2 pessoas)
Azeite de manjericão
1 xícara (chá) de azeite extravirgem
1punhado de folhas de manjericão
Bata no liquidificador e em seguida , coe o azeite em uma peneira bem fina e reserve.
Salada
4 palmitos em natura
2 figos frescos
1/2 xícara (chá) de amendôas em lascas
Rale o palmito em tiras bem finas. Corte os palmitos em pedaços e coloque em uma vasilha funda regando com o azeite de manjericão até que o palmito esteja completamente envolvido. Corte o figo em fatias bem finas e reserve.
Montagem
Arrume no centro do prato uma porção do palmito, acrescente os figos e salpique sobre eles as amendôas em lascas. Enfeite com folhas de manjericão.
Batata Dauphine (2 pessoas)
4 batatas médias
Alho a gosto
Sal
Noz moscada
500 ml de creme de leite fresco.
Lave e descasque as batatas. Passe-as na lâmina do ralador para que elas fiquem em rodelas bem finas.
Em um pirex, coloque um pouco de creme, um pouco das batatas, alho e tempere a gosto. Repita esse processo até acabar os ingredientes. Tampe com papel aluminio e leve ao forno baixo por uma hora e meia. Nos últimos 15 minutos retire o papel para gratinar.
Palmito in natura com figo (2 pessoas)
Azeite de manjericão
1 xícara (chá) de azeite extravirgem
1punhado de folhas de manjericão
Bata no liquidificador e em seguida , coe o azeite em uma peneira bem fina e reserve.
Salada
4 palmitos em natura
2 figos frescos
1/2 xícara (chá) de amendôas em lascas
Rale o palmito em tiras bem finas. Corte os palmitos em pedaços e coloque em uma vasilha funda regando com o azeite de manjericão até que o palmito esteja completamente envolvido. Corte o figo em fatias bem finas e reserve.
Montagem
Arrume no centro do prato uma porção do palmito, acrescente os figos e salpique sobre eles as amendôas em lascas. Enfeite com folhas de manjericão.
Batata Dauphine (2 pessoas)
4 batatas médias
Alho a gosto
Sal
Noz moscada
500 ml de creme de leite fresco.
Lave e descasque as batatas. Passe-as na lâmina do ralador para que elas fiquem em rodelas bem finas.
Em um pirex, coloque um pouco de creme, um pouco das batatas, alho e tempere a gosto. Repita esse processo até acabar os ingredientes. Tampe com papel aluminio e leve ao forno baixo por uma hora e meia. Nos últimos 15 minutos retire o papel para gratinar.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Pirulito de chocolate
Sempre quis fazer esse pirulito, mas nunca tive coragem de tentar.Acho chocolate uma matéria prima complicada! Tem que fazer a tal da temperagem e os chocolates hidrogenados que não precisam ser temperados têm gosto de sabão! O aniversário do Pedro estava chegando e enquanto eu montava o cardápio, coloquei no fim da lista, em letras bem pequenas: pirulito de chocolate. Era mais um incentivo do que uma certeza de que eu faria e daria conta dessa receita. Fui ao centro da cidade para comprar as coisas para a festa e lá na Aidan, comentei com a moça que me atendeu sobre o pirulito. Ela mais que depressa me disse: - É muito fácil, menina! É só levar o chocolate da Herald que não tem gosto de sabão. Vai por mim! Eu na hora me empolguei e catei o chocolate da Herald, os palitos de sorvete, os bicoitos maria, o doce de leite e os saquinhos para embrulhar. No caminho vim pensando: ah , se não der certo, paciência! Fiz conforme a moça me disse e pasmem: ficou ótimo! Delicioso!
Recebi 4 encomendas durante a festa!! rs rs rs rs
O chocolate Herald é mesmo gostoso e fácil fácil de ser trabalhado! A partir de agora vou me jogar nas receitas com chocolate! Aguardem!!!!
Como fazer:
Pegue dois biscoitos maria e recheie com doce de leite, grude o palito e reserve por umas duas horas para que o doce de leite seque e cole bem. Depois das duas horas, coloque o chocolate em uma tigela e derreta no microondas conforme as intruções da embalagem. Banhe o pirulito no chocolate e coloque em cima de um papel manteiga para secar. (eu não precisei levar o meu à geladeira) Depois de seco, embrulhe no saquinho plástico e amarre com uma fitinha. Voilá!
Brigadeiro de Limão siciliano.
O Chocolatria é sem dúvida meu blog predileto para receitas doces! Para o aniversário do meu filho, resolvi testar essa receita! Ficou divina e foi o maior sucesso.
O link tá aqui ó:Aproveitem e dêem uma olhada no blog todo!! Vale cada segundo!
terça-feira, 6 de abril de 2010
Mousse de alho poró
Ingredientes:
20g de gelatina sem sabor
180ml de água morna
150g de alho poró
60 ml de iogurte natural
180 ml de creme de leite fresco
5 g de sal
1 pitada de pimenta do reino
3 gotas de molho inglês
30 ml de mostarda
150g de ricota
azeite para untar
Dilua a gelatina na água e reserve. Bata juntos no liquidificador o alho poró com o iogurte, creme de leite, o sal, a pimenta. molhop inglês, mostarda, ricota e a gelatina diluida. Coe tudo em seguida.
Unte a forma com azeite, coloque a mousse e deixe na geladeira para endurecer. Sirva com torradinhas.
Mousse de limão com chocolate
2 latas de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
160 ml de suco de limão
Bata tudo no liquidificador. Coloque em tacinhas e leve à geladeira para firmar.
Ganache de chocolate:
Chocolate meio amargo
creme de leite
Derreta o chocolate em banho maria, desligue e coloque o creme de leite misturando bem. Coloque essa mistura em um saquinho plástico, fure a ponta e "desenhe" em cima da mousse.
Sanduíche de Lagarto
Esse sanduíche faz parte da minha infância. Era comum, tê-lo na casa da vovó. Sentávamos todos `a mesa e no meio da falação devorávamos o pirex! Fiz para o lanche da páscoa aqui em casa e não sobrou nenhum para contar história!
Ingredientes:
1 kg Lagarto
2 tomates
1 cebola grande
1/2 pimentão verde
meia xícara de vinagre
1 xícara de azeite
Sal a gosto
Cozinhe o lagarto na panela de pressão com bastante e água e sem tempero nenhum por 40 minutos mais ou menos. Retire e deixe esfriar por completo. À parte, pique à fraqncesa (ou seja, bem pequenininho) o tomate (sem semente!), o pimentão e a cebola. Misture todos os ingredientes, fazendo um vinagrete.
Em um pirex despeje o lagarto frio e cubra com o molho vinagrete, leve à geladeira. No dia do lache, é só fatiar a baguete e montar os sanduíches!! É um prato que DEVE ser feito na vespera para que a carne absorva o tempero do molho. Se quiser, sirva com uma boa mostarda à parte. Fica delicioso!
Torta de Queijo
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 tablete de margarina para cozinhar
1 pitada de sal
1 gema
Amasse tudo com as mãos até obter uma massa homogênea. Abra a massa em uma forma de aro removível untada e enfarinhada. Reserve.
Creme:
125 g de ricota
125g de queijo minas
45 g de parmesão
6 ovos
500 ml de creme de leite fresco
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta do reino
2 g de sal
Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve
Queijo Minas/ A torta em si:
600 g de queijo minas ralado.
Pegue a forma e sobre a massa coloque o queijo minas ralado. Despeje o creme por cima do queijo fazendo com que ele fique da altura da massa. Cubra com papel aluminio e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por meia hora/ quarenta minutos. Retire o papel aluminio e deixe por mais 10 minutos para dourar.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Bacalhau Espiritual
Sexta feira Santa e bacalhau caminham juntas né?
A bacalhoada na casa da minha avó era tradição na Semana Santa. Mesa farta, tios, primos reunidos, uma falação deliciosa e o bacalhau da vovó (a receita tá aqui nesse blog!) que é de longe o melhor do mundo! Sou uma pessoa que gosta dessas tradições, que sempre curte reunir a família na mesa. E agora, com meu filho, a vontade de comemorar e celebrar só aumentou. Hoje tivemos nosso primeiro almoço de Páscoa em família! E para variar o bacalhau, experimentei uma rceita nova: a do bacalhau espiritual. Ficou tãaaaaoooo bom que não sobrou nem um "cadim " pra contar história!
Molho Bechamel
40 g de manteiga
50 g de farinha de trigo
1/2 litro de leite
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto
Bacalhau
1/2 kg de bacalhau salgado
2 litros de leite
1 cebola grande em pedaços
1 cenoura em rodelas
5 ml de azeite
25 g de manteiga
125 g de camarão pequeno cozido
5 g de farinha de rosca
bolinhas de manteiga para gratinar
Parmesão
Modo de fazer:
Molho: derreta a manteiga em uma frigideira. Junte a farinha e misture dourando um pouco, adicione o leite aos poucos mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e tenpere com noz moscada, sal e pimenta. Reserve.
Bacalhau: deixe o bacalhau de molho em água por 24h para dessalgar. Escorra e cozinhe em dois litros de leite por 30 minutos. Refogue a cenoura e a cebola no azeite e na manteiga. Acrescente o bacalhau e refogue mais um pouco até pegar gosto. Ele deve estar em uma consistência de purê. Misture metade do molho bechamel ao purê. Coloque o preparado em uma forma refratária e cubra com o restante do molho, misturando o camarão. polvilhe com o parmesão e a farinha de rosca. Cubra com as bolinhas de manteiga e leve ao forno para gratinar.
Para acompanhar um bom arroz branco.
domingo, 7 de março de 2010
Bobó de Camarão
Amooooo bobó, mas confesso que nunca me atrevi a fazê-lo. Sempre ouvia as pessoas falando que era muito dificil, muito complicado e fui sempre deixando a receita de lado. Folheando meu caderno resolvi deixar o medo de lado e tentar. Deu super certo e sinceramente não achei dificil! E sim, trabalhosa! É uma receita que dá trabalho mas passa longe de ser dificil!
01 kg de camarão fresco
01 kg e meio de aipim
01 vidro de leite de coco
Azeite de dendê
02 dentes de alho
01 pimentão grande
04 tomates
01 cebola grande
azeite
01 colher sopa de extrato de tomate
Pimenta a gosto
Faça um refogado do camarão e deixe a parte. Cozinhe o aipim e bata no liquidificador com 1/2 copo de água. Reserve. Também no liquidificador, bata o pimentão, os tomates, a cebola, o alho e o extrato de tomate. Junte à essa mistura meia xícara de azeite e o aipim e leve ao fogo por 20 minutos mexendo sempre. Acrescente metade do leite de coco e deixe ferver por mais 10 minutos. Junte então, o camarão e continue mexendo por 10 minutos. por último, coloque o resto do leite de coco, 03 colheres de sopa de azeite dendê e pimenta a gosto (eu fui de tabasco).
Se o apim ficar muito grosso junte um pouco de água.
01 kg de camarão fresco
01 kg e meio de aipim
01 vidro de leite de coco
Azeite de dendê
02 dentes de alho
01 pimentão grande
04 tomates
01 cebola grande
azeite
01 colher sopa de extrato de tomate
Pimenta a gosto
Faça um refogado do camarão e deixe a parte. Cozinhe o aipim e bata no liquidificador com 1/2 copo de água. Reserve. Também no liquidificador, bata o pimentão, os tomates, a cebola, o alho e o extrato de tomate. Junte à essa mistura meia xícara de azeite e o aipim e leve ao fogo por 20 minutos mexendo sempre. Acrescente metade do leite de coco e deixe ferver por mais 10 minutos. Junte então, o camarão e continue mexendo por 10 minutos. por último, coloque o resto do leite de coco, 03 colheres de sopa de azeite dendê e pimenta a gosto (eu fui de tabasco).
Se o apim ficar muito grosso junte um pouco de água.
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Rosbife de filé mingon
Nada mais prático para o fim de semana do que deixar pronto de véspera um rosbife né não? Aqui em casa praticidade tem sido a palavra de ordem! Com bebê em casa fica impossível passar horas a fio na cozinha! Essa carne foi feita sem seguir uma receita e nem tenho as quantidades certas de cada ingrediente, foi tudo meio no olho.... Assim: esquentei bem uma panela com um tiquinho de óleo e selei a carne dos dois lados. Depois, retirei a carne e deixei reservada em um pirex. Na mesma panela, coloquei cebola, alho, shoyou, massa de tomate, vinho tinto, manjericão e tomate cereja. Fiz um molho bem gostoso e joguei por cima da carne. Levei ao forno coberta com papel aluminio por 10 minutos. Retirei o papel aluminio e deixei por mais 5 minutos. Servi no almoço com palmito gratinado e salada!
O restinho da carne que sobrou do almoço virou um delicioso sanduíche na baguete com salada no jantar!
Assinar:
Postagens (Atom)