sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Salada de gorgonzola e pêra.


Essa é sem dúvida uma das minhas saladas prediletas!

Você vai precisar de : queijo gorgonzola, pêra, uva passas, alface americana, frango desfiado, pão de forma ou pão frânces.

Cozinhe a pêra com um pouquinho de água, se estiver de dieta. (eu, estou) Se não estiver, caramelize-as na manteiga com açúcar, vai por mim. Corte o pão em pequenos cubinhos, regue com azeite e leve ao forno até ficarem dourados.

Corte grosseiramente o alface, coloque o frango, o gorgonzola em pedaços, as uvas passas, as pêras e o crouton!!

Nham nham!

Ahhhh regue com um bom azeite! ;)

sábado, 19 de setembro de 2009

Canapé de Salmão


Eu deveria ter feito panquequinhas...

Eu deveria ter usado o salmão defumado...

Eu deveria ter pensado nisso antes...

Então....

Quem não tem cão, caça com gato.

Descongelei um filé de salmão congelado e fiz um marinado com shoyu, cebolinha e azeite. Depos, peguei uma baguete com gergelim e fiz umas torradinhas honestas com bastante manteiga. Enquanto as torradas estavam no forno, fiz um molhinho de cream cheese (apenas derreti um pouco do creme e temperei com noz moscada). Liguei o grill na tomada, retirei os filés da marinada e deixei-os na grelha por exatos dois minutos, um para cada lado.

Depois, é só montar os canapés: a torrada, um cadinho do cream cheese, um tantinho daquele molhinho do marinado e um pedacinho do salmão.

Para acompanhar uma baby chandon!

Almoço light.


O almoço aqui em casa hoje foi bem light.

Frango assado, sem gordura nehuma, apenas temperado com limão siciliano.

Para acompanhar uma saladona: alface americana, crespa, rabanete, uvas passas, tomate e um molhinho delicioso de iogurte com hortelã. Fácil, refrescante e...hummmmm.

Para o molho:

iogurte natural ( eu fui de desnatato)

Folhinhas de hortelã picadas

Um fio de azeite.

Em um bowl, misture o iogurte com a hortelã. Sem parar de mexer, vá adicionando o azeite aos poucos para que a mistura fique bem homogênea. Voilá!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Costelinha ao molho de laranja


Como eu estou amamentando não pude fazer nem a costela ao barbecue nem a de mostarda com mel . Então resolvi fazer a costela com um molhinho de laranja. A foto que ilustra esse post é apenas da costela com a batata, sem o molho. É que meu marido fotografou o prato enquanto eu estava finalizando o molho e quando eu joguei o molho em cima esquecemos de fotografar! So Sorry!! ;(
Segue a receita:
Faça um marinado com suco de laranja, raspas de laranja,saquê (pode ser vinho branco, champanghe, pró seco), alho, cebola, salsinha e sal e deixe na geladeira de um dia para o outro.
Em uma assadeira coloque papel aluminio e em cima a costela, passe bastante manteiga na costela e coloque o caldo do marinado. Embrulhe bem para que o caldo não escorra enquanto a costela está no forno. Se necessário, coloque mais papel aluminio. (aqui em casa eu embrulhei 3 vezes!) Leve ao forno baixo por 2 horas e meia, abrindo o papel aluminio na última meia hora.
Para o molho de laranja:
Em uma frigideira, coloque para reduzir um copo de suco de laranja, em seguida acrescente uma colher de geléia de framboesa e raspas de gengibre. Espere engrossar e sirva por cima da costela.
Eu poderia também ter reduzido o caldo que ficou na assadeira, já que havia suco de laranja, mas como colocamos manteiga para assa-la, o caldo fica meio gorduroso, então achei melhor fazer um molhinho à parte.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sanduiche de Saudade!


Tenho um amigo muito querido que carinhosamente chamo de CABONGO. Nos conhecemos há bastante tempo e quando nos encontramos é comum estarmos na cozinha, conversando horas a fio, e cozinhando alguma coisa. Na casa dele aprendi a fazer um filé recheado, o filé do papai, o bolo da Lena e muitas outras coisas que vão além da cozinha. São amigos queridos que vem me acompanhando vida a fora e adoro tê-los nessa caminhada.

Em uma dessas tardes, ele fez para mim um sanduíche de atum que eu considero o melhor do mundo. Já fiquei do lado dele atenta a cada passo, mas quando tento reproduzir não sai do mesmo jeito.

Hoje, para o lanche aqui em casa, fiz um sanduiche de atum e na hora me lembrei do meu Cabongo querido....por isso esse post tem o nome de sanduiche de saudade....porque enquanto eu pegava os ingredientes me bateu uma saudade desses queridos! ( na casa do Cabongo, tem também a cabonga e os cabonguinhos)

Bom demais a gente ter amigos queridos né??

sábado, 29 de agosto de 2009

Brownie



Quando eu ainda estava grávida, olhei várias lembrancinhas prontas, inclusive os bem nascidos. Achei tudo muito igual e industrializado. Me deu vontade de fazer as do Pedro. Sentei no computador e fiz os cartõezinhos, depois comprei as fitas azuis e os saquinhos. Faltava o essencial: o que colocar dentro da embalagem? Com neném em casa, eu precisava de uma receita prática e saborosa. Alguma coisa que desse para fazer entre uma mamada e outra. Comecei a procurar nos meus cadernos de receita e achei essa receita de brownie. Acredite ou não, eu nunca tinha feito brownie na vida! Sempre achei misterioso o ponto certo do brownie. Mesmo assim,resolvi tentar, pois a receita me pareceu ser o que eu estava procurando. E não é que eu estava certa? Gente, além de rápida, é d e l i c i o s a!!!!


Vamos ao que interessa:




02 xícaras de açúcar


4 ovos


01 xícara de farinha de trigo


02 xícaras de chocolate em pó


05 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente


01 colher de chá de essência de amêndoa (pode ser de baunilha também)


01 barra de chocolate meio amargo ou ao leite ( eu vou sempre de amargo)


1/2 xícara de amêndoas, nozes ou macadamia. ( se quiser fazer sem, tudo bem.)




Bata o açúcar e os ovos. Acrescente a manteiga e misture bem. Acrescente os demais ingredientes, sempre misturando a massa. Por último, pique o chocolate em pequenos pedaços e despeje na massa. Em uma assadeira, retangular média, untada e enfarinhada, despeje a massa e leve ao forno pré aquecido por 40 minutos. Aqui em casa, foram exatos 40 minutos em uma temperatura de 200 graus. Mas cada forno é um forno né?


Quando formar uma casquinha por cima e o palito sair meio úmido tá na hora de tirar do forno e saborear!


Abaixo as lembrancinhas do Pedro:






Salada de Salmão (Gula Gula)


Quem me conhece sabe que o Gula Gula é um dos meus restaurantes prediletos. Adoro sua comidinha despretenciosa, suas saladas e a torta de limão!! Afe!

Gosto também do ambiente e principalmente da maneira que sou atendida!! Gosto tanto que comprei o livro de receitas de lá e vire e mexe faço uma receitinha aqui em casa.

Nesse fim de semana fiz no almoço um salmão grelhado. E acabou sobrando um tiquinho. Para não desperdiçar fiz essa saladinha do Gula Gula. Na receita original, o salmão é cru e defumado, eu acabei usando o salmão fresco e cozido...Ficou tão bom quanto a original, vai por mim.


MOLHO

250 ml de suco de laranja

5 ml de azeite

250g de cream cheese

1 pitada de pimenta do reino

5 folhas de hortelã


Bata no liquidificador o suco de laranja, o azeite com o cream cheese, a pimenta e a hortelã por 2 minutos. Reserve na geladeira


SALADA

5 talos de cebolinha

400g de alface americana ( 1 pé)

200g de salmão defumado.


Pique as cebolinhas em fatias transversais na diagonal; corte a alface grosseiramente e fatie o salmão em tiras de 4 cm de comprimento e 1 cm de largura. Arrume a alface no centro do prato e por cima coloque o salmão. Regue com o molho e salpique com a cebolinha.

sexta-feira, 1 de maio de 2009


Autor da frase: Desconhecido


Foto: Reprodução

sábado, 25 de abril de 2009

Banana cozida no caramelo


Sabe aquele dia que você PRECISA de um doce?

Um doce rápido e urgente...

Tinha banana, uma garrafa de calda de caramelo (calda de pudim), ovos e açúcar.

Cozinhei as bananas em um pouco de caramelo por 5 minutos em fogo baixo. Bati claras em neve com açúcar e umas gotinhas de limão. Em um pirex coloquei o doce de banana, por cima as claras em neve bem firmes, levei ao forno até dourar!!!!!!!!!!

NHAMMMMMMM!!!!!!

terça-feira, 17 de março de 2009

Frango gratinado com mostarda ao mel


Um dos meus programas prediletos de culinária é o Menu Confiança do Claude Troisgos. Semana passada vi ele fazendo esse frango e fiquei com água na boca! Aliás, sempre fico quando vejo as receitas dele!
Ontem cheguei em casa e resolvi que ia fazer o tal frango. Pelo que me lembrava da receita, eu tinha todos os ingredientes em casa. Comecei então a preparar e picar os legumes, cebola, alho etc. No meio do processo, descubro que minha mostarda ao mel tinha acabado e que só tinha sobrado mesmo a mostarda Dijon comum! Frustração imediata!! Não dava pra largar tudo, então deixei de lado a receita do Claude e improvisei com o que eu tinha. Ficou bem gostoso, mas certamente a receita original é muuuiiiiiito melhor. Para ver a receita do Claude, entre no site do Gnt, se cadastre e procure pela receita na página do programa: Frango gratinado com mostarda ao mel.
O meu eu fiz assim:
Deixei coxa e sobrecoxa marinando em bastante cebola, alho, um copo de vinho branco e um copo de água por 12 h. Piquei uma cenoura, uma cebola e três dentes de alho em pedaços bem pequenos e levei ao fogo baixo com azeite para suar. Não deixe dourar ok?
À parte, misturei 4 colheres de mostarda Dijon com suco de 1 limão e azeite fazendo uma maionese. Depois, acrescentei os legumes à essa mistura da mostarda e misturei bem. Retirei o frango da geladeira e misturei a mistura de mostarda espalhando bem. Levei ao forno a 180 graus por 40 minutos. Quando o frango estava quase pronto, fervi um pouco de creme de leite fresco com mostarda, retirei o frango do forno, joguei o creme por cima e voltei ao forno por 5 minutos para gratinar. Para acompanhar, arroz orgânico e caponata de legumes!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Comidinha do Tio "Buno""


Nada mais abandonado que meu blog!!
É que estou grávida e cheia de restrições alimentares, seguindo à risca as orientações nutricionais! Além disso, ando meio preguiçosa para ficar cozinhando....
Mas prometo que sempre que fizer algo diferente vou postar ok?
Nesse Carnaval recebemos o "Tio Buno" e a "Tia Ká", vieram visitar o Pedro e os pais do Pedro. Tio Bruno é chef, formado pelo Cordon Bleu e como não poderia ser diferente cozinha divinamente! Sorte do meu filho, que já na minha barriga foi muito bem alimentado!! Esse jantar da foto, foi feito pelo Tio Bruno: purê de batata, salmão grelhado ao molho de limão e manteiga, vagem macarrão e cogumelos portobelo!
D E L I C I O S O ! ! !
Foi o melhor purê que já comemos na vida...o peixe desmanchava na boca... a vagem fazia croque croque de tão corcante... o molho..hummmmmmmmmm e os cogumelos.. ai ai!!
Enfim, Pedro se lambuzou e achou bom demais esse Tio que cozinha!!
A receita, vou ficar devendo...dessa vez fiquei deitada no sofá, com as pernas para cima! Minha única participação foi a de emprestar meu paladar!!!!!!

domingo, 25 de janeiro de 2009

Presentinho...


Xuca, minha amiga querida que eu tanto amo, chegou aqui em casa hoje com esse presente!! Antes de abrir eu já tinha amado e achado lindo...mas quando eu abri me apaixonei de vez!!

É uma caixa-livro linda intitulada: Sugar and Spice da Kêda Black. A caixa é redonda e linda cheia de fotos de comidinhas deliciosas, quando abrimos a tampa nos deparamos com váaaarios livrinhos recheados de receitas deliciosas, separados por ingredientes que combinam entre si!!

Ameeeeeiiiiiiiiii!!

Mas o melhor de tudo foi o cartão!!! Taí na foto para vocês lerem!! rs rs rs

Pode deixar que vou fazer várias receitinhas para você viu??

Obrigada de coração!!

Costela ao Barbecue - Parte II




Ontem meu cunhado arrasou na cozinha! ( vide post anterior) Quando minha irmã me mandou a foto da costela que ele fez fiquei aguando aqui à léguas de distância!! afe!


Maridão, que também ficou aguando na frente da foto, me lembrou que tínhamos uma costela no freezer! Não tive dúvida!! Tirei do freezer ontem de noite e deixei descongelando na geladeira para o almoço de hoje. Aqui em casa ela veio acompanhada de batata assada com azeite e sal e uma saladinha verde beeeem refrescante!!


Tudo culpa desse meu cunhado fofo que a gente ama tanto! ;)



Ps: a receita da costela tá no post abaixo...

sábado, 24 de janeiro de 2009

Costela ao Barbecue




Já pensou chegar em casa sábado, depois de uma manhã de aula e ser recebida com esse almoço?? Com a mesa posta toda linda???A sortuda da vez não fui eu. Foi minha irmã que foi surpreendida pelo meu cunhado fofo!!! Demais né????




Costela ao Barbecue:




1 Costela temperada Aurora.


1 molho barbecue pronto.




Lambuze a costela com o molho, embrulhe-a com papel aluminio sem deixar uma abertura para não escapar o molho. Leve ao forno baixo por 2 h. Voilá!!!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Prato de milho


Essa receita faz parte das receitas de família da vovó Lanita (avó do meu marido). Me apaixonei na primeira garfada e desde então comia nas reuniões familiares. Mês passado, pleitiei e receita! O desejo era tanto que não pude me conter!!! Meu sogro escreveu e me mandou por email.

É de comer rezando!!!!!


RECEITA DO PRATO DE MILHO ( TRADIÇÃO DA FAMÍLIA INICIADA PELA MAMÃE )


3 a 4 espigas de milho, cortadas os grãos ao comprido; ( eu usei uma lata daquele milho Bonduelle)

Colocar em um pirex, misturando 3 ovos inteiros e uma colher de sopa cheia de manteiga;

Colocar leite( a quantidade de leite deve ser necessária para cozinhar o milho);

Misturar uma colher de chá de sal e misturar aos pouquinhos açúcar até ficar agridoce ( nem salgado, nem doce );

Este é o segredo o prato. Não tem medida certa. Através do paladar ( salgado adocicado ) é que o ponto ideal será encontrado;

Levar ao forno até dourar/gratinar. Esta pronto para ser saboreado com um belo rosbife ou frango ensopado.


Aqui em casa ele acompanhou uma fraldinha com mostarda e pêra cozida e uma vagem cozida no vapor e salteada na manteiga!! Quero almoçar de novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pudim de Leite Condensado


Essa receita é do livro de um restaurante que eu amo: o Gula Gula! Adoro ir comer lá...adoro o atendimento, a comidinha, as saladas, as sobremesas, a decoração e o atendimento.

Confesso que quando eu reproduzo essa receita do pudim, mexo nela um pouquinho: não faço a calda deles, Timá faz a dela para mim e me dá em uma garrafa!! Sou péssima para fazer essa calda!! Vai entender!! Mas mesmo se fosse uma expert, acho 1 kg de açúcar um exagero! Mas se você experimentar o pudim deles lá no restaurante, certamente vai querer fazer a calda deles em casa!! Nem que seja por uma vez!! Vai por mim! Vou postar a receita na integra ok?


Calda de caramelo


1kg de açúcar

250 ml de água


Desmanche o açúcar completamente em fogo bem baixo. Acrescente à água fervendo (ela irá endurecer com o choque , mas logo irá liquidificar novamente.) Continue mexendo até obter o ponto de fio (ponto em que, ao se retirar um pouco da calda e puxá-la com os dedos, forma-se um pequeno fio, com consistência firme o suficiente para não se desmanchar com facilidade).


Creme


2 latas de leite condensado

650 ml de leite

6 ovos


Bata tudo do liquidificador por 2 minutos e pare para baixar a espuma. Bata por mais 3 minutos.


O Pudim


Unte 12 forminhas com 9 cm de diâmetro ou uma grande, ambas com furo no meio, com a calda caramelada. Encha com o creme, espere um pouco para baixar a espuma e complete novamente. Coloque a forma ou as forminhas em um tabuleiro em banho-maria e leve para assar em forno baixo (120 graus) por aproximadamente 1 h e 30 min ( o meu fica pronto em 1 h) Quando retirar, o centro do creme deverá estar balançando levemente como se não estivesse completamente cozido.


Truque da Timá: Ela me ensinou a fazer o pudim um dia antes de servi-lo. Então depois de frio, cubra a forma com papel filme e leve à geladeira. Só desenforme no dia seguinte na hora de servir! É bem mais fácil!!!!