quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Torta de Queijo


Massa:


02 xícaras de farinha de trigo

1 tablete de margarina para cozinhar

1 pitada de sal

1 gema


Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogenea. Unte uma forma de fundo removível e abra a massa. Reserve.


Recheio:


400g de mussarela fatiada

2 copos de iogurte natural

Noz Moscada

Tomate cereja picadinho

Manjericão fresco picadinho

4 gemas

4 claras em neve


Em uma vasilha, misture bem todos os ingredientes. Deixe para acrescentar a clara em neve por útimo, misturando-a delicadamente. Despeje o recheio na massa e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.


Aqui em casa ela acompanhou uma deliciosa salada verde!! Hummmmm.....

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Bolo de Morango




Minha irmã é craque em bolos e doces e hoje me mandou por email a foto e a receita desse bolo que ela fez!!! Tô aguando até agora !!!! Quase que eu abocanhei a foto!!!! Irmazinha, ficou demais hein???? Não rola um pedacinho via sedex não????



Bolo de morango
1 embalagem de bolo pronto sabor baunilha
2 tabletes de chocolate, sendo um ao leite e outro meio amargo
2 caixinhas de leite condensado(250 gr cada: não precisa usar tudo, use o tanto que der pra rechear)
morangos para rechear e decorar
creme de leite de caixinha
Modo de fazer:
Faça o bolo seguindo as instruções da embalagem. Enquanto o bolo estiver assando, faça com as duas latas de leite condensado um brigadeiro branco. Não utilizei nem gema nem margarina pra fazer o brigadeiro, só deixei o leite condensado reduzir. Derreta os chocolates no microondas aos poucos pra não queimar. Misture o creme de leite ao chocolate e reserve(será a cobertura do bolo). Depois que o bolo esfriar, corte-o ao meio e recheie com o brigadeiro branco. Coloque os morangos por cima do recheio e cubra com a outra metade do bolo. Por cima coloque o ganache de chocolate e decore com morangos.

Sopa de Abobora e Batata Doce - Nigella

Tempinho frio, uma abobora na geladeira, o livro Nigella Express nas mãos. Uma folheada aqui, outra ali, encontrei essa receita!! Como não tinha todos os ingredientes acabei adaptando à realidade da minha geladeira e da minha dispensa! Mas vou postar aqui a receita na integra ok???

350 g de abobora e batata doce em cubinhos (eu não tinha a batata doce!!)
750 ml de caldo de frango ou de legumes
1/4 de colher de chá canela em pó (não usei)
1/4 de colher de chá de noz moscada
Pimenta do reino a gosto
4 colheres de chá de creme de leite

Leve ao fogo uma panela com os legumes, o caldo,a canela e a noz moscada. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até que os legumes estejam macios. Junte a pimenta do reino a gosto. Bata a sopa no liquidificador. Divida a sopa entre duas tigelas de servir e decore cada uma com duas colheres de chá de creme de leite cada.
Rende duas porções.

Vocês devem estar se perguntando: cadê a foto??? A foto eu vou ficar devendo!! Vocês vão ter que confiar em mim e acreditar que essa sopa vale a pena!!!!!! Depois de servir o prato e decora-lo lindamente com um caracol de creme, descobri que eu consegui deixar as duas máquinas sem bateria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas quando tiver repeteco dessa sopa aqui eu tiro foto e edito esse post ok???? Ou então, alguém pode fazer a sopa, fotografar e me enviar a foto!!! Que tal??

Lasanha de camarão, mussarela de búfala e manjericão


Dessa vez os méritos não são meus! Quem inventou e cozinhou essa delicia foi o maridão. Eu só entrei na estória com o apetite!! Segue a receita:

Meio pacote de massa de lasanha pronta.

Mussarela de búfala

Manjericão fresco

Duas latas deTomate Pelatti

Camarão

Alho, azeite, sal, pimenta do reino, limão,cebola.


Faça um molho de tomate bem gostoso com a lata de pelatti. Em uma frigideira refogue os camarões no alho com sal e limão. Incorpore o camarão ao molho e deixe ferver por um minuto.

Agora é só montar a lasanha em um pirex: molho, massa, mussarela e manjericão, molho, massa mussarela e manjericão etc etc etc. Por cima polvilhe queijo ralado. Cubra a lasanha com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Retire o papel e deixe gratinar por mais 10 minutos.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Bolo de Maçã ( Regina)




Picar 4 maças em forma de cubinhos com suco de 1 limão ( reservar )

Bater 3 ovos inteiros com 1/2 xícara de óleo, adicionando uma colherinha de café de canela e baunilha.

Bater bem.

Adicionar 2 xícaras de chá de açúcar, 2 xicaras de chá de farinha de trigo e 1 colher de sopa de pó Royal.

Colocar as maçãs e misturar levemente.

Untar uma forma e colocar a massa.

Misturar ½ xícara de chá de nozes picadas e 1 xicara de coco ralado, colocando
a metade dessa mistura por cima da massa na forma, misturando-a levemente com um garfo.

O restante, colocar por cima como cobertura.

Assar.

Pronto, uma delícia. É ótimo para servir quente com sorvete de baunilha.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Souflê de Cenoura da Carla


Carla é quem cozinha para os meus afilhados. Ela é o braço direito da minha cumadre e eu fã incondicional de tudo que sai da cozinha que ela comanda!!!! Quando eu vou almoçar por lá, repito umas três vezes sem a menor culpa!! É que ,de propósito, Carla faz só o que eu gosto e de um jeitinho que só ela sabe!!! O Bê é doido por esse souflê e não dá para discordar do paladar desse pequeno! É realmente uma delícia!!! Além de ser fácil e rápido: perfeito para a correria do dia a dia!
Segue a receita da Carlota:
3 ou 4 cenouras
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xicara de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pacote de queijo parmesão ralado
1 ovo inteiro
Cozinhe as cenouras em água e sal. Depois bata-as no liquidificador com os demais ingredientes. Unte um pirex, despeje a mistura e leve ao forno por 20 ou 30 minutos!
Voilá!!!!

domingo, 16 de novembro de 2008

"Pizza" de RAP


Como eu mencionei no post anterior, esse pão Rap é mil e uma utilidades!!

Nesse fim de domingo ele serviu de massa de pizza!!! E ficou delicioso!! Ele não fica tão crocante quanto o pão sirio, mas fica bem gostoso, é fininho e o melhor, fica pronto em 5 minutos!!

Aqui em casa fizemos : de cogumelo, de presunto de parma e de margerita!! Nham Nham!!


Ps: O manjericão foi colhido da minha hortinha..fresquinho, fresquinho!!!

sábado, 15 de novembro de 2008

Wrap de carne moída e salada


Mais um iten que virou a sensação aqui em casa e agora vai ser permanente na lista de compras! O pão RAP, um pão tipo sírio bem fininho que pode ser o que sua imaginação desejar! Hoje, ele foi tostado e virou um "taco"delicioso acompanhando uma refrescante saladinha!

1 pão RAP

carne moída já refogada

Tomate picadinho

Azeitona preta picadinha

Mussarela

Azeite

Sal e pimenta a gosto

Em uma frigideira toste o pão de um lado e do outro. Reserve-o em um prato e coloque por cima duas fatias de mussarela. Na mesma frigideira, coloque um pouco de azeite e refogue os tomates e azeitona. Tempere a gosto e quando o tomate começar a murchar acrescente a carne moída. Recheie o pão com esse refogado e dobre-o ao meio. Para acompanhar uma saladinha bem gostosa: alface americana, alface roxa, cenoura ralada, agrião e molho Ranch. (comprado pronto)

Vale experimentar!!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Bacalhau da Vovó Dércia


Quando eu me casei, ganhei da minha avó um caderno com a seguinte dedicatória:


"Que a estrela da felicidade ilumine sempre o caminho por onde você for. Que este caderno seja bastante importante na sua vida e faça você lembrar sempre com carinho da vovó, que muito lhe admira e estima. Da vovó Adércia."


Ela fez um caderno com todas as receitas dela, copiadas à mão, uma por uma. Sou a única neta que teve o privilégio de ter um caderno assim!!! Todo escrito por ela!!


Ela faleceu 20 dias depois do meu casamento e não chegou a me ver cozinhando!! Mas tenho certeza de que de onde ela está, está bem orgulhosa das minhas investigações gastronômicas!!


Ontem, fiz sete anos de casada e de prato principal, receitinha da vovó! No meu caderno de receitas está escrito assim: BACALHOADA QUE A VOVÓ FAZ.


E que eu sempre amei!!!!! Não tinha nada melhor para mim na Semana Santa do que ir para a casa da vovó comer esse bacalhau!!!


Segue a receita:


1kg de bacalhau

1/2 kg de batata cozida e picadas em rodelas grossas

6 ovos cozidos e cortados em 4 partes

1/2 kg de tomate picado sem pele e sem semente

300 g de azeitona preta

Bastante azeite para regar


Deixar o bacalhau de molho de véspera, trocando sempre a água. No dia seguinte tire os espinhos e coloque o bacalhau para ferventar, só um pouco. Pegue um pirex e coloque no fundo um pouco de azeite, pedaços de bacalhau, os ovos cozidos e cortados em 4 partes, as batatas em rodelas, algumas azeitonas, tomates. Regue com azeite e vá colocando as camadas e reguando com azeite.

Leve ao forno por 1 hora.

Tempurá de Camarão ( Bruno Albergaria)


3 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de maizena

Sal

Açúcar (pouco)

1 colher de chá de pó royal

Cerveja

1 colher de sopa de óleo


Misture a farinha, a maizena, o sal, o açúcar e o pó royal. Vá despejando devagar a cerveja até obter uma consistência parecida com massa de bolo. Por último, coloque a colher de óleo.


Essa é a massa. Eu fiz o tempurá de camarão. Passei eles nessa massa e fritei em óleo bem quen te. Mas você pode fazer com abobrinha, cenoura, beringela etc etc etc.


Para acompanhar, comprei pronto o molho agridoce.

Petit Gâteau ( GULA GULA)


250g de manteiga sem sal


250g de chocolate meio amargo


5 ovos inteiros


5 gemas


165g de açúcar normal


100g de farinha de trigo


5 g de café solúvel instantâneo


15ml de água quente


manteiga para untar


5 g de açúcar de confeiteiro para enfeitar ( eu usei o normal)


Sorvete de creme para acompanhar (opcional)




Derreta a manteiga com o chocolate em banho maria. Reserve. Numa batedeira, bata os ovos inteiros e as gemas com o açúcar e junte a farinha. Retire a mistura da batedeira e adicione o chocolate e o café dissolvido na água batendo com o batedor de arame até escurecer a massa. Leve à geladeira. Na hora de servir, unte 12 forminhas de 9 com de diâmetro com muito pouca manteiga e asse no forno a 250 graus por 4 ou 5 minutos. Desenforme imediatamente, polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva com uma bola de sorvete de creme.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Canja de Galinha


Nada como uma boa canja em um dia de indisposição! Porque será que essa danada é tão reconfortante??? Que poderes mágicos há nessa mistura? Alguém sabe me dizer?


350 g de frango

1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 1 l de água

2 ou 3 cenouras em cubos ou em rodelas fininhas

1 xícara (chá) de arroz branco

sal e pimenta-do-reino a gosto

Cheiro verde

Lave bem o arroz e reserve. Corte a cenoura em cubos. Numa panela, coloque o caldo de galinha, tampe e leve ao fogo médio até ferver. Em seguida, abaixe o fogo, acrescente o frango e deixe cozinhar. Retire o frango da panela e reserve. Acrescente o arroz e a cenoura ao caldo da panela e deixe cozinhar por 15 minutos. Enquanto isso, desfie o frango com a ajuda de uma faca e de um garfo.Coloque o frango desfiado na panela com o arroz e a cenoura. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por mais 15 minutos. Salpique o cheiro verde para finalizar!

domingo, 2 de novembro de 2008

Filé ao gorgonzola e Rosti de Aipim com Pecorino


Domingão é dia de testar receita!!!! Adoooooro! Essa semana ás oito da matina entrei no Rainhas do Lar para ver o que minhas rainhas andaram fazendo. Agueeeiiiiii nessa Rostie de Aipim e só não fiz no café da manhã porque não tinha aipim em casa! Fiquei com a rostie na cabeça a semana inteira e hoje não teve jeito: fiz para o almoço! Ficou deliciosa!! Como tudo que essas rainhas fazem!! A receita tá aqui ó! Para acompanhar, fiz um filé ao gorgonzola e gostei bem da combinação! Para o filé você vai precisar:
Filé mignon
sal e pimenta
farinha de trigo
Gorgonzola
Cebola
Leite

Corte os filés em cubos, tempere-os com sal e pimenta e polvilhe com a farinha de trigo. Reserve. Em uma panela, doure a cebola no azeite, acrescente pedaços de gorgonzola deixe dourar e coloque um pouco de leite. Abaixe o fogo e deixe o queijo derreter. Reserve. Em uma frigideira, coloque azeite e doure a cebola, acrescente os filés e deixe-os cozinhar. Quando estiver pronto jogue o molho de gorgonzola e deixe dar uma fervida. Sirva imediatamente com essas Rosties de Aipim!!!!! Todas as reverências para essas Rainhas!

Salmão ao molho de mel e mostarda


Esse post é só para dizer que a mistura de mel e mostarda da costela também deu muiiiito certo no salmão. A diferença é que aqui o salmão ficou no forno por apenas 20 minutos! Sendo 15 tampadinho e 5 para dourar. Ah também acrescentei alecrim fresco colhido na hora nessa mistura!!! Valeu a pena!