Quando eu me casei, ganhei da minha avó um caderno com a seguinte dedicatória:
"Que a estrela da felicidade ilumine sempre o caminho por onde você for. Que este caderno seja bastante importante na sua vida e faça você lembrar sempre com carinho da vovó, que muito lhe admira e estima. Da vovó Adércia."
Ela fez um caderno com todas as receitas dela, copiadas à mão, uma por uma. Sou a única neta que teve o privilégio de ter um caderno assim!!! Todo escrito por ela!!
Ela faleceu 20 dias depois do meu casamento e não chegou a me ver cozinhando!! Mas tenho certeza de que de onde ela está, está bem orgulhosa das minhas investigações gastronômicas!!
Ontem, fiz sete anos de casada e de prato principal, receitinha da vovó! No meu caderno de receitas está escrito assim: BACALHOADA QUE A VOVÓ FAZ.
E que eu sempre amei!!!!! Não tinha nada melhor para mim na Semana Santa do que ir para a casa da vovó comer esse bacalhau!!!
Segue a receita:
1kg de bacalhau
1/2 kg de batata cozida e picadas em rodelas grossas
6 ovos cozidos e cortados em 4 partes
1/2 kg de tomate picado sem pele e sem semente
300 g de azeitona preta
Bastante azeite para regar
Deixar o bacalhau de molho de véspera, trocando sempre a água. No dia seguinte tire os espinhos e coloque o bacalhau para ferventar, só um pouco. Pegue um pirex e coloque no fundo um pouco de azeite, pedaços de bacalhau, os ovos cozidos e cortados em 4 partes, as batatas em rodelas, algumas azeitonas, tomates. Regue com azeite e vá colocando as camadas e reguando com azeite.
Leve ao forno por 1 hora.