domingo, 26 de outubro de 2008

Mini Tortinnhas




Comprei umas forminhas pequeninas de pão de mel. Há muito tempo venho pensando em fazer mini sobremesas para servir em um jantar. Assim, os convidados podem degustar três diferentes e pequenos doces. Como não gosto de servir nada que não tenha testado anteriormente, resolvi testar minhas mini tortinhas! Elas ficaram saborosas, mas não ficaram tão certinhas (esteticamente) quanto eu gostaria. Talvez a fôrma esteja errada, uma vez que, por não ter o fundo removível, é bem difícil desenformar as tortinhas. Quem já tentou e puder me ajudar deixe um comentário ok?
Para o teste, escolhi: Torta de Limão, Cheese Cake e "Tartelete" de Uva. Vou postar as receitas originais a seguir. Mas adianto que usei para todas as tortinhas a massa do cheese cake e que por serem só 12 forminhas (4 para cada doce) reduzi todas as medidas das receitas fazendo tudo meio de olho. Mas abaixo seguem as receitas na íntegra ok? A do Cheese Cake você encontra aqui.





"Tartelete" de Uva

Massa:
100 de de cookies de chocolate
50 g de manteiga

Bata os cookies no liquidificador até obter uma farofa. Misture a manteiga e amasse até obter uma farofa úmida. Unte as forminhas e coloque a massa cobrindo o fundo e as laterais. Leve ao forno por uns 10 minutinhos. Retire e reserve.

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 gema peneirada
1 colher de sopa de manteiga
Uvas sem caroço

Misture tudo em uma tigela bem misturado para a gema não cozinhar e não ficar com gosto de ovo.Leve ao fogo baixo misturando sempre e retire antes de dar o ponto de brigadeiro pq depois de esfriar ele endurece um pouco. Reserve e deixe esfriar.
Coloque o creme branco nas forminhas, decore com as uvas por cima e leve à geladeira.

Torta de Limão (Gula Gula)

Massa:
140 g de manteiga
1 ovo
220g de farinha de trigo
2 g de fermento em pó

Em uma tigela, misture a manteiga com o ovo. Junte a farinha e o fermento e amasse por igual, para a massa ficar homogênea. Reserve na geladeira.
Forre a fôrma de aproximadamente 30 cm de diâmetro espalhando a massa por igual, numa altura de 4 cm. Embrulhe a fôrma num saco plástico e leve à geladeira para resfriar por 30 minutos. Faça furos no fundo da massa para que ela não suba quando for assar.Depois,leve ao forno pré aquecido a 150 graus por aproximadamente 20 minutos. Retire e deixe esfriar.

Recheio:
160 ml de suco de limão
2 latas de leite condensado
125g de creme de leite em caixinha sem soro

Com um batetor de arame, misture em uma tigela o leite condensado, o suco do limão e o creme de leite.

Merengue:
5 claras
250g de açúcar
raspas de limão para decorar

Numa batedeira, em velocidade alta, bata as claras em neve, acrescentando o açúcar quando a clara começar a subir, pouco a pouco, até ficar bem firme, formando um suspiro.

Torta:
Depois que a massa esfriar. Cubra com o recheio e, por cima, com o suspiro. Leve novamente ao forno pré aquecido a 150 graus por cerca de 5 minutos para dourar o suspiro levemente. Decore com raspas de limão.

Nenhum comentário: