segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Batata ao Murro
Lave bem as batatas e coloque-as para cozinhar por 30 minutos em fogo médio. Retire-as e em um pano de prato dê um murro em cada batata. Depois coloque-as em uma assadeira com azeite, sal grosso e alecrim e leve ao mforno por 15 ou 20 minutos. Aqui em casa, elas acompanharam um filé, com peras carameladas (manteiga, açúcar e pera) e um bocadinho de mostarda Dijon.
domingo, 14 de dezembro de 2008
Risoto de Limão siciliano e costelinha
Aproveitando a mamãe aqui em casa, coloquei ela e o maridão na cozinha. O resultado foi um delicioso risoto de limão siciliano com costelinhas!! Seguem as receitas:
Risoto de Limão Siciliano
Para a base de arroz arborio clique aqui. A parte, misture em uma tigela: creme de leite fresco,suco de limão siciliano, uma gema peneirada e uma pitada de açúcar. Misture com um batedor de arame e prove o creme. Assim que a base de arborio estiver pronta, jogue o creme e misture. Acrescente também um bom parmesão ralado.
Costelinhas
Em uma panela, coloque azeite, cebola e alho e deixe dourar. Acrescente as costelinhas e deixe-as dourar. Retire-as e reserve. Jogue um pouco de vinho branco na panela para deglaçar o caldo que se formou. Em uma assadeira disponha as costelinhas, regue com o caldo formado na panela, um copo de suco de laranja, pequenos pedacinhos de manteiga e leve ao forno tampado com papel aluminio até elas cozinharem.
sábado, 13 de dezembro de 2008
Doce "DELEITE"
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Pizza!!!
domingo, 7 de dezembro de 2008
Antepasto de berinjelas (Mamãe)
sábado, 6 de dezembro de 2008
Almoço de Sábado!
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Torta de Queijo
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Bolo de Morango
1 embalagem de bolo pronto sabor baunilha
2 tabletes de chocolate, sendo um ao leite e outro meio amargo
2 caixinhas de leite condensado(250 gr cada: não precisa usar tudo, use o tanto que der pra rechear)
morangos para rechear e decorar
creme de leite de caixinha
Modo de fazer:
Faça o bolo seguindo as instruções da embalagem. Enquanto o bolo estiver assando, faça com as duas latas de leite condensado um brigadeiro branco. Não utilizei nem gema nem margarina pra fazer o brigadeiro, só deixei o leite condensado reduzir. Derreta os chocolates no microondas aos poucos pra não queimar. Misture o creme de leite ao chocolate e reserve(será a cobertura do bolo). Depois que o bolo esfriar, corte-o ao meio e recheie com o brigadeiro branco. Coloque os morangos por cima do recheio e cubra com a outra metade do bolo. Por cima coloque o ganache de chocolate e decore com morangos.
Sopa de Abobora e Batata Doce - Nigella
350 g de abobora e batata doce em cubinhos (eu não tinha a batata doce!!)
750 ml de caldo de frango ou de legumes
1/4 de colher de chá canela em pó (não usei)
1/4 de colher de chá de noz moscada
Pimenta do reino a gosto
4 colheres de chá de creme de leite
Leve ao fogo uma panela com os legumes, o caldo,a canela e a noz moscada. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até que os legumes estejam macios. Junte a pimenta do reino a gosto. Bata a sopa no liquidificador. Divida a sopa entre duas tigelas de servir e decore cada uma com duas colheres de chá de creme de leite cada.
Rende duas porções.
Vocês devem estar se perguntando: Ué cadê a foto??? A foto eu vou ficar devendo!! Vocês vão ter que confiar em mim e acreditar que essa sopa vale a pena!!!!!! Depois de servir o prato e decora-lo lindamente com um caracol de creme, descobri que eu consegui deixar as duas máquinas sem bateria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas quando tiver repeteco dessa sopa aqui eu tiro foto e edito esse post ok???? Ou então, alguém pode fazer a sopa, fotografar e me enviar a foto!!! Que tal??
Lasanha de camarão, mussarela de búfala e manjericão
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Bolo de Maçã ( Regina)
Picar 4 maças em forma de cubinhos com suco de 1 limão ( reservar )
Bater 3 ovos inteiros com 1/2 xícara de óleo, adicionando uma colherinha de café de canela e baunilha.
Bater bem.
Adicionar 2 xícaras de chá de açúcar, 2 xicaras de chá de farinha de trigo e 1 colher de sopa de pó Royal.
Colocar as maçãs e misturar levemente.
Untar uma forma e colocar a massa.
Misturar ½ xícara de chá de nozes picadas e 1 xicara de coco ralado, colocando
a metade dessa mistura por cima da massa na forma, misturando-a levemente com um garfo.
O restante, colocar por cima como cobertura.
Assar.
Pronto, uma delícia. É ótimo para servir quente com sorvete de baunilha.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Souflê de Cenoura da Carla
domingo, 16 de novembro de 2008
"Pizza" de RAP
sábado, 15 de novembro de 2008
Wrap de carne moída e salada
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Bacalhau da Vovó Dércia
Tempurá de Camarão ( Bruno Albergaria)
Petit Gâteau ( GULA GULA)
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Canja de Galinha
350 g de frango
Lave bem o arroz e reserve. Corte a cenoura em cubos. Numa panela, coloque o caldo de galinha, tampe e leve ao fogo médio até ferver. Em seguida, abaixe o fogo, acrescente o frango e deixe cozinhar. Retire o frango da panela e reserve. Acrescente o arroz e a cenoura ao caldo da panela e deixe cozinhar por 15 minutos. Enquanto isso, desfie o frango com a ajuda de uma faca e de um garfo.Coloque o frango desfiado na panela com o arroz e a cenoura. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por mais 15 minutos. Salpique o cheiro verde para finalizar!
domingo, 2 de novembro de 2008
Filé ao gorgonzola e Rosti de Aipim com Pecorino
Filé mignon
sal e pimenta
farinha de trigo
Gorgonzola
Cebola
Leite
Corte os filés em cubos, tempere-os com sal e pimenta e polvilhe com a farinha de trigo. Reserve. Em uma panela, doure a cebola no azeite, acrescente pedaços de gorgonzola deixe dourar e coloque um pouco de leite. Abaixe o fogo e deixe o queijo derreter. Reserve. Em uma frigideira, coloque azeite e doure a cebola, acrescente os filés e deixe-os cozinhar. Quando estiver pronto jogue o molho de gorgonzola e deixe dar uma fervida. Sirva imediatamente com essas Rosties de Aipim!!!!! Todas as reverências para essas Rainhas!
Salmão ao molho de mel e mostarda
domingo, 26 de outubro de 2008
Costela ao molho de mel e mostarda
1 costela temperada
1 xícara de café de mostarda Dijon
1 Xícara de café de mel
1 copo de suco de laranja
Papel Alumínio
Mostarda em grãos
Misture a mostarda e o mel. Espalhe essa mistura,abundantemente,nos dois lados da costela,salpique a mostarda em grão e enrole a costela no papel alumínio. Deixe ela bem embrulhada para que o caldo que irá se formar não vaze quando ela for ao forno. Pegue o "embrulho" e coloque em um pirex, leve ao forno baixissimo por 2 horas. Ao final das duas horas, desembrulhe a costela, retire todo o papel alumínio, e regue com um copo de suco de laranja. Se for necessário, coloque um pouco mais de mostarda. Volte ao forno baixissimo por mais 40 minutos. Ela fica muito saborosa e derrete na boca!!! Para acompanhar: batata com sal grosso e alecrim e farofa de banana e ovo.
Farofa de banana
2 ovos
manteiga
1 banana picadinha
Farinha de rosca (o quanto baste)
Sal
Em uma frigideira derreta a manteiga, doure as bananas e coloque os ovos mexidos. Assim que estiverem quase cozidos, acrescente a farinha, mexa um pouco, coloque o sal e está pronta!!!
Mini Tortinnhas
Para o teste, escolhi: Torta de Limão, Cheese Cake e "Tartelete" de Uva. Vou postar as receitas originais a seguir. Mas adianto que usei para todas as tortinhas a massa do cheese cake e que por serem só 12 forminhas (4 para cada doce) reduzi todas as medidas das receitas fazendo tudo meio de olho. Mas abaixo seguem as receitas na íntegra ok? A do Cheese Cake você encontra aqui.
"Tartelete" de Uva
Massa:
100 de de cookies de chocolate
50 g de manteiga
Bata os cookies no liquidificador até obter uma farofa. Misture a manteiga e amasse até obter uma farofa úmida. Unte as forminhas e coloque a massa cobrindo o fundo e as laterais. Leve ao forno por uns 10 minutinhos. Retire e reserve.
Recheio:
1 lata de leite condensado
1 gema peneirada
1 colher de sopa de manteiga
Uvas sem caroço
Misture tudo em uma tigela bem misturado para a gema não cozinhar e não ficar com gosto de ovo.Leve ao fogo baixo misturando sempre e retire antes de dar o ponto de brigadeiro pq depois de esfriar ele endurece um pouco. Reserve e deixe esfriar.
Coloque o creme branco nas forminhas, decore com as uvas por cima e leve à geladeira.
Torta de Limão (Gula Gula)
Massa:
140 g de manteiga
1 ovo
220g de farinha de trigo
2 g de fermento em pó
Em uma tigela, misture a manteiga com o ovo. Junte a farinha e o fermento e amasse por igual, para a massa ficar homogênea. Reserve na geladeira.
Forre a fôrma de aproximadamente 30 cm de diâmetro espalhando a massa por igual, numa altura de 4 cm. Embrulhe a fôrma num saco plástico e leve à geladeira para resfriar por 30 minutos. Faça furos no fundo da massa para que ela não suba quando for assar.Depois,leve ao forno pré aquecido a 150 graus por aproximadamente 20 minutos. Retire e deixe esfriar.
Recheio:
160 ml de suco de limão
2 latas de leite condensado
125g de creme de leite em caixinha sem soro
Com um batetor de arame, misture em uma tigela o leite condensado, o suco do limão e o creme de leite.
Merengue:
5 claras
250g de açúcar
raspas de limão para decorar
Numa batedeira, em velocidade alta, bata as claras em neve, acrescentando o açúcar quando a clara começar a subir, pouco a pouco, até ficar bem firme, formando um suspiro.
Torta:
Depois que a massa esfriar. Cubra com o recheio e, por cima, com o suspiro. Leve novamente ao forno pré aquecido a 150 graus por cerca de 5 minutos para dourar o suspiro levemente. Decore com raspas de limão.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Queijo Coalho e Shitake refogado/gratinado
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Frango com iogurte e damasco
domingo, 19 de outubro de 2008
Cogumelos Portobello recheados com brie
Sou apaixonada por cogumelos. Por qualquer um deles!! Ontem recebi uns amigos queridos e resolvi servir de entrada cogumelos gratinados e recheados com brie. Peço desculpas pela foto, ela não está fazendo justiça ao prato. É que na hora, tinha que montar o prato, servir os convidados e ainda fotografar! ufa! Mas podem acreditar vale cada mordida!! Você vai precisar de:
Cogumelos Porto Belos ( acho que com shitake também deve ficar bom)
Alho, azeite
Brie cortado em pedacinhos
Vinho branco
Parmesão ralado
Lave bem os cogumelos e retire os talos. Coloque os cogumelos em uma assadeira com a parte dos talos virada para cima.Corte os talos em pedacinhos bem pequenos e refogue no azeite com o alho. Jogue o vinho branco (1/4 de xícara) e deixe cozinhar um pouco. Desligue o fogo e misture o brie fazendo uma pasta. Recheie os cogumelos, salpique o queijo parmesão por cima e leve ao forno até que o brie derreta e os cogumelos murchem um pouco.
Castiçal de rosas!
Ganhei flores do maridão durante a semana e as flores já estavam mais pra lá do que pra cá. Resolvi pegar uma rosa bem aberta cortar bem rente, abrir as pétalas e colocar uma vela como miolho. Ficou lindo e iluminou a noite com meus amigos queridos! Para dar um suporte por baixo, usei uns potinhos de cerâmica branco. Eu sei que esse blog é de receitas, mas não resisti!!!! Tive que postar o meu catiçal de rosas!
sábado, 18 de outubro de 2008
Minha horta!!
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Moules et frites
Há três anos atrás quando fomos a Paris, experimentamos esse prato em um dos restaurantes do Quartier Latin. Fiquei apaixonada com essa combinação de moluscos e batata frita! Por aqui, não sabia ondem comer e há tempos andava com saudade dessa combinação. Ao chegar em casa, ganhei de presente um jantarzinho mega romântico do maridão!! Flores, a mesa toda linda do jeito que eu adoro!! Só isso já teria me deixado feliz! Agora, imagina a minha surpresa ao ver que no menu teríamos MOULES ET FRITES!!! Tre Content!! :)
Moules:
1kg de mexilhão sem cascas (o certo é estar com a concha)
1 cebola picada
2 tomates sem pele picados
1 colher de sopa de manteiga
meia xícara de salsinha
1 colher de sobremesa de mostarda Dijon
2 dentes de alho
2 copos de vinho branco
1 xíxara de chá de creme de leite fresco
Pimenta e sal a gosto
Colocar, com execeção do creme de leite, todos os ingredientes em uma panela grande. Cozinhar em fogo alto por 10 minutos, depois abaixar o fogo e deixar reduzir mexendo de vez enquando, retirando com uma colher as espumas que forem formando no caldo. Se estiverem com a concha, elas têm que estar bem fechadas antes do cozimento. Quando as conchas abrirem no fogo, deixe ferver por mais uns 15 minutos em fogo baixo. Apague o fogo, coloque o creme de leite e deixe descansar por cinco minutos com a panela tampada.
Frites:
Acho que a receita da batata frita não é necessário né??
Sirva a moules com as fites!! Voilá!!
Bolo de Cenoura
Bela é minha cumadre e minha melhor amiga. Ela chegou de viagem e para recebe-la fui até a casa dela e fiz um lanchinho! Para ficar bonitinho cortei os bolinhos com um aro e embrulhei amarrando com um lacinho. Para embrulhar é necessário esperar a calda de chocolate endurecer para não melecar o saquinho de embrulho. Além de gostoso ficou bem bonitinho!! Segue a receita da vovó:
3 ovos
2 cenouras
1/2 xícara de óleo
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar não muito cheia
1 colher de sopa de fermento
Bater os ovos,as cenouras, o óleo e a pitada de sal no liquidificador. Depois, acrescente a farinha, o açucar e o fermento. Levar ao forno em uma assadeira untada.
Cobertura de Chocolate
2 colheres de sopa de leite
5 colheres de sopa de açúcar
2 coilheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de manteiga
Levar ao fogo e deixar engrossar. Jogar em cima do bolo ainda quente.
Torta Salgada
Essa foi a primeira torta que eu fiz na vida,há oito anos atrás,quando eu comecei a cozinhar! Tinha muito tempo que eu não fazia essa torta e resolvi desenterrar a receita no meu primeiro caderno!!
Tinha me esquecido do tanto que ela é gostosa!! Além de fáciiiiillliiimmaaa!!
Aqui em casa, servi com uma salada bem refrescante, já que o calor, depois de um longo tempo de chuva e friozinho, chegou com força total!!!
Torta Salgada
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 gema
1 tablete e meio de manteiga para cozinhar
uma pitada de sal
Amasse os ingredientes até obter uma massa homogênea. Abra a massa em uma forma de fundo falso. Reserve.
Recheio:
200g de mussarela cortada em fatias
200g de presunto cortado em fatias
1 copo de iogurte
1 lata de creme de leite
sal, pimenta e cheiro verde a gosto
4 claras em neve
4 gemas
50 g de parmesão ralado
Misture todos os ingredientes em uma vasilha. Bata as claras em neve e encorpore à massa delicadamente. Despeje essa mistura na forma com a massa e leve ao forno por uns 20 minutos!!!
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Patê de Ricota
Improviso da preguiça!!!
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Queijo Coalho, tomate, pesto e manjericão
domingo, 12 de outubro de 2008
Nhoque de Abobora com molho de iogurte e gorgonzola ( Restaurante Fellini/ Ana Maria Fitchner)
Molho de iogurte e Gorgonzola
3 colheres de sopa de manteiga
1 alho poró em rodelas
2 colheres de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
2 potes de iogurte natural integral
200g de gorgonzola ralado
1 xícara de manjericão picado (reserve uma colher de sopa para salpicar)
Em uma panela, derreta a manteiga. Refogue o alho poró por alguns minutos, junte a farinha e frite até dourar. Adicione o leite, aos poucos e , sem parar de mexer cozinhe por 4 minutos ou até desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo, espere amornar e,então adicione o iogurte, o queijo gorgonzola e o manjericão. Por último, acrescente o sal. Distribua o molho sobre os nhoques e, por cima, salpique queijo ralado.Leve ao frono médio por 15 minutos para gratinar. Antes de servir, salpique o manjericão reservado.
sábado, 11 de outubro de 2008
Tartar de Atum (Restaurante Market/Carolina Figueiredo)
Nas minhas andanças pela net descubro as Rainhas. O site é todo lindo! Que meninas talentosas!! Cheias de idéias, dicas e receitas maravilhosas! O guardanapo que eu amarrei com cebolinha foi uma inspiração de um post delas, intitulado "Das idéias geniais". A taça de cabeça para baixo transformada em castiçal também!! Só que não anotei o link e não consegui encontrar de novo!! Mas, sinceramente, acho que você vai amar ler com calma todas as idéias, receitas e sugestões dessas Rainhas!! Bom aproveito!!!
E finalmente a receita! O tartar ficou divino e não é dificil de fazer! Uma dica importante: quando você retirar o tuile de gergelim do forno, ele ainda vai estar meio mole. Não se desespere como eu, ao esfriar ele vai endurecer e você vai poder montar seu prato lindamente!!!
Arroz, Damasco, Castanha, Camarão e Brie
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Salmão com crosta de gergelim, molho teriyaki e legumes
1 xic. de açúcar ( como eu estou em contenção de calorias, usei o adoçante em pó Tal e qual e ficou muiiiiito bom! )
1 xic. de vinho branco
Gengibre ralado
Uma pitada de sal
Depois é só montar o prato: o salmão, os legumes e por cima o molho teriyaki!
"Lasanha" de Beringela
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Camarões glaceados com fettuccini de pupunha
Vou fazer o seguinte:
Para a receita do fettuccini de pupunha e os camarões você clica aqui e vai lá no Trivial dar uma espiadinha!! Aproveita para ver as delícias que eles tem por lá. E aqui em baixo, segue a receita do molho teriyaki que eu fiz:
Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo alto até que eles começem a ferver. Abaixar o fogo e deixar reduzir pela metade, ou até que ele começe a ficar um pouco mais líquido do que em ponto de mel - cerca de 20-30 min.
domingo, 5 de outubro de 2008
Nhoque Tricolor
Sempre adorei as massas frescas! E sempre as comprei pronta! Nunca me imaginei na cozinha tentando fazer uma massa para o almoço! Acontece, que o nhoque que eu sempre comprava no Hortifruti parou de ser vendido! Ai resolvi me aventurar e fazer um nhoque!! Busquei na internet algumas receitas e acabei optando por uma do site da revista Boa Forma, chamado Nhoque Tricolor. A receita não é dificil e sim trabalhosa. É preciso entender a diferença entre essas palavras na cozinha!! Segui passo a passo e antes de exibir o resultado, vamos ao que deu errado: a idéia do nhoque tricolor é que ele tenha três cores certo? Acontece que o meu não ficou colorido!! ;( Acho que ao invés de misturar a massa de batata com o espinafre e a cenoura, o ideal seria mesmo bate-los no liquidificador. Vai ficar para a próxima tentativa!! Quem já tentou em casa e quiser me dar um help, deixe um comentário ok?
A sorte é que mesmo sem ter ficado tricolor o nhoque ficou delicioso! Ainda bem, porque eu ia ficar muiiiiiito triste se tivesse dado errado!!!!! Ele ficou levinho, gostoso, bem gostoso! Vale a pena tentar!!!
sábado, 4 de outubro de 2008
Sobremesa de morango e iogurte
domingo, 28 de setembro de 2008
Namorado crocante com molho antiboise e vagem oriental
Namorado crocante com molho antiboise e vagem oriental
para 4 pessoas
sábado, 27 de setembro de 2008
Cheesecake de Cereja
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Tortinha de Palmito
Massa:
Modo de Preparo